AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Empresa desmontará três Airbus A380 para ampliar oferta de peças no mercado

A VAS Aero desmontará três Airbus A380 para reaproveitamento de peças


Airbus/Divulgação
Airbus/Divulgação

A VAS Aero Services foi selecionada pela Airbus para coordenar a desmontagem e a redistribuição de peças usadas com potencial de reutilização de três aeronaves Airbus A380 que serão retiradas de operação.

Os modelos a serem desmontados correspondem aos números de série (MSN) 61, 66 e 84. O trabalho será realizado por meio da parceria da VAS com a Tarmac Aerosave, empresa especializada em armazenamento, manutenção e reciclagem de aeronaves, com sede em Tarbes, na França. 

As peças reaproveitadas serão armazenadas na Europa, com foco no mercado de reposição, utilizando a rede de vendas voltada para empresas de manutenção e companhias aéreas da região. A VAS informou também que os motores das aeronaves estarão disponíveis para leasing, além de poderem ser desmontados para o aproveitamento de componentes com alta demanda.

Com esta nova colaboração com a Airbus, a VAS terá gerenciado a desmontagem de 13 unidades do A380 desde 2019. Naquele ano, a empresa iniciou suas operações com o modelo ao atuar no desmonte do primeiro A380, em parceria com a empresa de leasing Dr. Peters Group.

Segundo a VAS, a crescente dependência do A380 em rotas de longa distância, incluindo os atrasos nas entregas do Boeing 777X previstas para 2026, tem pressionado a disponibilidade de peças de reposição para a frota do A380 ainda em operação no mundo.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 11/04/2025, às 16h42


Mais Notícias