QantasLink anunciou que vai adicionar mais quatro Embraer 190 na frota
A australiana Qantas deverá adicionar mais quatro Embraer 190 na sua frota, visando ampliar sua oferta de voos regionais em um momento de retomada do mercado interno.
As aeronaves serão operadas pela QantasLink, a divisão regional da empresa, focada especialmente em voos entre cidades de pequena e média capacidade.
Com o novo contrato a família E-Jet atingirá um total de 18 unidades na frota. Inicialmente o acordo era para oito E190, mas o contrato foi ampliado e agora inclui a totalidade da frota disponível da Alliance Airlines, proprietária dos aviões.
As aeronaves da Embraer estão voando especialmente entre Adelaide, na costa sul da Austrália, para cidades localizadas ao Norte e na região central. Um dos destaques da operação regional com o E190 é oferecer voos diretos, evitando conexões e diversas escalas.
No final do ano passado a QantasLink já operava os oito aviões do contrato original, mas com o crescimento registrado nos primeiros meses de 2022 permitiram a ampliação do acordo, que agora inclui todos os Embraer 190 disponíveis da Alliance Airlines. A expectativa é que a adição dos novos jatos ocorra gradualmente até novembro.
Todavia, a Qantas deverá operar os E-Jet de forma temporária, visto que em dezembro selecionou os Airbus A220 para compor sua frota regional. O uso dos Embraer 190 ocorrerá em um momento de retomada e enquanto aguarda a chegada dos primeiros aviões da Airbus.
O Embraer 190 em uso na Austrália é o modelo da primeira geração, que recentemente retomou o interesse do mercado graças a sua disponibilidade imediata para uso e sua boa relação entre capacidade e alcance. Além disso, a Embraer anunciou que oferecerá agora a versão cargueira derivada do E190, atendendo especialmente o mercado ligado ao comércio eletrônico, que vem registrando crescimento recorde em grande parte do mundo.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/04/2022, às 14h34
+lidas