AERO Magazine
Busca

Mais uma etapa concluída

Embraer recebe Certificado de Tipo Provisório do KC-390 Millennium

Aeronave está próxima de receber a certificação definitiva


Cerimônia de entrega do Certificado de Tipo Provisório | Foto: IFI

A Embraer recebeu o Certificado de Tipo Provisório do C-390 Millennium, o documento foi entregue pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA).

A entrega aconteceu na quarta-feira (17), em São José dos Campos, no interior de São Paulo, durante uma cerimônia que contou com membros do CPA, da Embraer e da FAB.

O certificado indica que a aeronave cumpre os requisitos exigidos e que foram comprovados atraves de um amplo processo de ensaios. O documento garante que o avião está seguro para fazer as missões já certificadas.

A aeronave está próxima de obter a certificação final, que acontece após o processo final de verificações do IFI e da conclusão das missões restantes do envelope de voo. O processo em etapas é um padrão mundial,  permitindo assim que o avião possa entrar em serviço, garantindo sua disponibilidade e inicio dos processos operacionais, que ao final, faz parte da campanha final de certificação.

“A certificação ainda é provisória, pois está sendo entregue uma parte das funcionalidades do projeto da aeronave. Ao término da certificação de todas as funcionalidades será emitido o certificado de tipo definitivo”, disse Fábio de Castro Dutra, tenente-coronel e chefe do CPA.

A FAB conta hoje com quatro unidades do KC-390 que operam a partir da ALA-2, em Anápolis, em Goiás, sob responsabilidade do Esquadrão Zeus. Nos últimos meses os aviões participaram de diversas missões da covid-19 e de apoio humanitário no Líbano e Haiti, assim como de exercícios militares na Colômbia e Estados Unidos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 18/11/2021, às 16h10 - Atualizado às 18h12


Mais Notícias