Fabricante espera poder auxiliar empresas especializadas na montagem de equipamentos hospitalares
Primeira peça destinada a respiradores sendo usinada pela Embraer
A Embraer iniciou as entregas dos primeiros componentes para montagem de ventiladores pulmonares. Os resultados ocorrem apenas uma semana após o fabricante anunciar que estava dedicando parte de seu time de engenharia para atuar no desenvolvimento de soluções emergenciais para combater o COVID-19.
A iniciativa envolve oito empresas do setor aeronáutico da região do Vale do Paraíba e Campinas, sendo liderada pela Embraer. A cooperação do setor aeroespacial tem como objetivo dar escala e velocidade na produção de ventiladores e respiradores, considerados fundamentais para pacientes da doença em estado grave.
As empresas aeroespaciais vão apoiar a fabricação de 5.000 aparelhos até o fim de abril, com a produção de peças usinadas. Inicialmente a produção inicial é de 100 componentes diários, com previsão de atingir 350 peças nas próximas semanas.
As partes estão sendo entregues para uma importante empresa do ramo de respiradores e ventiladores hospitalares, que recebeu pedido do governo federal para ampliar substancialmente a produção, em uma demanda oito vezes superior à capacidade média da produção mensal da companhia. A Embraer ressalta que não está fazendo montagem final dos respiradores, mas fornecendo peças em escala suficiente para atender a alta demanda.
A Embraer também avalia como aplicar suas tecnologias empregadas em aeronaves na produção de soluções para aumento da capacidade de leitos de terapia intensiva.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/04/2020, às 09h50 - Atualizado às 10h32
+lidas