A participação da Embraer na IDEX 2025 destaca sua expertise em aeronaves multimissão, como o KC-390 e o A-29 Super Tucano
A Embraer apresentará o seu portfólio de aeronaves e soluções de defesa na IDEX 2025, nos Emirados Árabes Unidos, destacando o avião de transporte militar multimissão KC-390 Millennium e o A-29 Super Tucano de ataque leve.
O C-390 Millennium, uma aeronave de nova geração desenvolvida pela Embraer, conta com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, supera outras aeronaves de médio porte em desempenho, atingindo velocidade de 470 nós. Além disso, sua versatilidade permite a execução de múltiplas missões, como apoio aéreo logístico, vigilância, transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações humanitárias.
Projetado para operar em condições adversas, o C-390 pode decolar e pousar em pistas temporárias ou não pavimentadas, como solo, terra batida e cascalho. Quando configurado com equipamento de reabastecimento aéreo, a aeronave também pode atuar como tanque de abastecimento e receptor.
A frota atual do C-390 Millennium já acumula mais de 16.000 horas de voo, com uma impressionante taxa de capacidade de missão de 93% e taxa de conclusão acima de 99%, demonstrando sua produtividade e confiabilidade excepcionais.
Recentemente, Suécia e Eslováquia selecionaram o C-390 como sua nova aeronave de transporte tático. O modelo já foi adquirido por Coreia do Sul, Países Baixos, Áustria, República Tcheca, Hungria, Portugal, Brasil e um cliente ainda não revelado.
No segmento de aeronaves militares leves e versáteis, o A-29 Super Tucano é equipado com um sistema de armas de última geração, ele se adapta a uma ampla gama de missões, incluindo reconhecimento armado, vigilância de fronteiras, apoio aéreo aproximado, ataque leve e treinamento avançado. Sua estrutura robusta permite operação em pistas não pavimentadas e ambientes desafiadores, garantindo alta disponibilidade e flexibilidade operacional.
O A-29 Super Tucano já ultrapassou 290 pedidos e acumula mais de 580.000 horas de voo, sendo 60.000 em operações de combate. Em 2024, a Embraer anunciou novas vendas do modelo para a Força Aérea Portuguesa (A-29N), Força Aérea Uruguaia, Força Aérea Paraguaia e dois clientes não divulgados.
A participação da Embraer na IDEX 2025 reforça seu compromisso em fornecer aeronaves e sistemas de ponta, capacitando seus clientes a realizarem missões exigentes com máxima eficiência, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 11/02/2025, às 16h00
+lidas