AERO Magazine
Busca

Mobilidade aérea urbana

Embraer fecha nova parceria para a mobilidade aérea urbana no Brasil

EVE e EDP Brasil vão estudar o desenvolvimento de infraestrutura para o segmento eVTOL


Projetos para a mobilidade urbana aérea estão avançando no Brasil

A Eve Urban Air Mobility Solutions, pertencente a Embraer, e a EDP Brasil, empresa que atua no setor elétrico, assinaram um memorando de entendimento para colaboração na área de mobilidade aérea urbana.

A intenção é criar um ambiente para pesquisa de modelos operacionais e soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que os eVTOL, aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical, comecem a operar.

Em nota as empresas afirmam que será feita uma análise de tópicos, como a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de recarga e sistemas de pagamento. O estudo será conduzido até que soluções adequadas sejam encontradas para a nova modalidade de transporte.

“Acreditamos que um futuro de baixo carbono passa necessariamente pelo desenvolvimento da mobilidade elétrica, seja ela terrestre ou aérea. É por isso que assinamos este memorando com a EVE, para estudar possíveis formas de participar e contribuir para esse futuro visionário dos eVTOLs, particularmente nos aspectos relacionados ao nosso negócio, que são as soluções de energia e infraestrutura de carregamento”, comentou Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil.

Um dos desafios mais complexos dos eVTOL é o processo de carregamento das baterias, visto a baixa autonomia disponível atualmente. Entre as propostas em estudo está kits de baterias que podem ser substituídos em poucos minutos, assim como sistemas de carga rápida.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 15/07/2021, às 10h20 - Atualizado às 15h43


Mais Notícias