Foco inicial será atender a demanda de aeroportos e companhias aéreas na costa oeste dos EUA
Projeto em parceria com a Boeing representa mais um passo para a descarbonização do setor
A Boeing e a empresa holandesa SkyNRG fecharam uma parceria com o intuito de aumentar a disponibilidade de combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês),. O projeto já está sendo realizado com a Alaska Airlines e será aprimorado nesta nova fase.
O foco no projeto está na expansão da capacidade de produção, na conscientização e no engajamento de públicos de interesse em toda a cadeia de valor, incluindo companhias aéreas, governos e organizações ambientais.
"Esta parceria é um marco importante em nossa jornada para descarbonizar a indústria aeroespacial, ao mesmo tempo que garante que seus benefícios sociais e econômicos estejam disponíveis para todos”, disse Chris Raymond, CSO da Boeing.
Em março, a Airbus e fabricante de motores Rolls-Royce, em parceria com a empresa finlandesa Neste, avançaram em um projeto neste mesmo sentido, utilizando como plataforma um A350-900XWB da Air France.
O papel da SkyNRG será a de adquirir e fornecer combustíveis sustentáveis de aviação e desenvolver capacidade de produção. Sua primeira instalação para fabricação de SAF nos Estados Unidos abastecerá aeroportos e companhias aéreas na costa oeste. O investimento da Boeing no projeto inclui a compra antecipada do combustível para uso em voos de teste da empresa e em outras operações.
Marcel Cardoso
Publicado em 14/07/2021, às 08h00 - Atualizado em 15/07/2021, às 14h43
+lidas