Paraguai moderniza a força aérea e adquirire seis aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer
A Embraer anunciou hoje (23), durante o Farnborough International Airshow 2024, a venda de seis A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia. O acordo que era dado como certo nos bastidores há várias semanas, ocorreu após uma série de negociações bilaterais.
As entregas estão previstas para ocorrer a partir de 2025, e inclui ainda equipamentos de missão e pacote logístico integrado. O valor total do contrato não foi confirmado pela Embraer e autoridades paraguaias.
O Super Tucano fornecerá a força aérea do Paraguai uma ampliação de suas capacidades, agregando em uma única plataforma a capacidade de realizar missões de reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado, ataque leve e treinamento avançado.
“A Força Aérea Paraguaia (FAP) tem a missão constitucional de zelar pela integridade territorial e, no seu âmbito, exercer a soberania efetiva do espaço aéreo, enfrentando novas ameaças, como o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado transnacional”, destacou o general do ar Júlio Rubén Fullaondo Céspedes, comandante da Força Aérea Paraguaia.
O A-29 Super Tucano oferece ainda uma ampla gama de missões, dependendo do pacote adquirido e o tipo de necessidade do país, que pode incluir suporte aéreo aproximado, patrulha aérea, operações especiais, interdição aérea, JTAC, controlador aéreo avançado (FAC), coordenador aéreo e tático (TAC), ISR Armado, vigilância de fronteiras, reconhecimento, escolta aérea, treinamento básico, operacional e avançado, transição para caças de superioridade aérea, treinamento JTAC /LIFT e FAC.
“Estamos honrados com a decisão da Força Aérea Paraguaia (FAP) e muito satisfeitos em poder anunciar mais uma venda do A-29 Super Tucano. Estamos certos de que o A-29 atende às necessidades atuais e futuras da FAP”, disse Fabio Caparica, vice-presidente comercial para América Latina da Embraer Defesa & Segurança.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/07/2024, às 13h00
+lidas