AERO Magazine
Busca

Combate ao vírus

Embraer cria manual para higienização especial de aeronaves comerciais

Orientações técnicas criam protocolo para uso de luz UV-C e desinfetantes de longa duração


Embraer E-Jet E175 de primeira geração

Procedimentos especificam como aplicar processos de higienização a bordo com luz UV-C e desinfetantes de longa duração

A Embraer emitiu algumas orientações para desinfecção da cabine de aeronaves comerciais, com atenção especial na eliminação do coronavírus. Com a alta dos casos de covid-19 no Brasil e a intenção de reabertura de fronteiras ao redor do mundo, a atenção com ampliação dos procedimentos de higienização a bordo ganhou especial atenção.

As orientações técnicas do fabricante especificam os procedimentos para aplicação de luzes UV-C para higienização do cockpit, assim como desinfetantes de longa duração para cabine das aeronaves comerciais.

A utilização de luzes UV-C permitirá eliminar quase a totalidade de agentes patológicos, incluindo o coronavírus. Já os desinfetantes, compatíveis com os materiais das aeronaves, foram desenvolvidos com base em extensos testes e facilidade de aplicação para todas as superfícies na cabine de passageiros e no cockpit.

“O principal objetivo destas orientações é eliminar ou inativar efetivamente um microrganismo ou vírus tanto no cockpit quanto na cabine de passageiros por meio de um procedimento fácil e eficaz”, explicou Johann Bordais, presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

O documento inclui informações para as aeronaves comerciais EMB 120 Brasília e as famílias ERJ 145 e E-Jet.

A Embraer também aprovou o uso de MicroShield360 e Bacoban, desinfetantes preventivos de longa duração que podem inibir o desenvolvimento de microrganismos, como vírus e bactérias, a bordo dos aviões.

O uso de luz UV-C estava sendo aplicação na desinfecção a bordo de aviões civis antes mesmo da pandemia. A Boeing, por exemplo, havia instalado um sistema de luz ultravioleta no banheiro de suas aeronaves, como do 737 MAX.

NOTA DA REDAÇÃO

O uso de luz UV-C é extremamente nocivo a saúde de pessoas, podendo causar danos permanentes na retina e problemas de pele. Seu uso requer conhecimento técnico e equipamentos de segurança. Além disso, lâmpadas UV-C não tem relação com modelos domésticos de 'luz negra'.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/03/2021, às 08h50 - Atualizado às 09h04


Mais Notícias