AERO Magazine
Busca

Educação como base do sucesso

Embraer comemora sucesso do seu projeto de especialização de engenheiros

Programa exige investimentos anuais de R$ 5 milhões e é considerado um dos mais bem-sucedidos do Brasil


Engenheiros Aeronáuticos da Embraer

Curso tem 3.000 horas de carga horária e é baseado no conceito de aprenda fazendo

A Embraer comemorou os vinte anos do seu Programa de Especialização em Engenharia (PEE), que tem objetivo de oferecer um elevado grau de capacitação técnica para seu quadro de engenheiros.

O investimento anual no projeto é na ordem de R$ 5 milhões e oferece mais de 3 mil horas de treinamento teórico e aplicado em regime de dedicação integral.

Considerado um dos mais bem-sucedidos projetos desenvolvimento intelectual e tecnológico do Brasil, o PEE proporciona uma aceleração do aprendizado de profissionais recém-formados em diversas áreas da engenharia para atuação no setor aeronáutico.

O programa une um Mestrado Profissional do renomado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com um curso de preparação multidisciplinar na Embraer. O modelo é inspirado em casos de sucesso no exterior, onde empresas oferecem a seus funcionários elevado grau de capacitação e aprendizado.

Recentemente a grade do projeto passou incluir temas recente do setor industrial global, como Indústria 4.0, Ciência dos Dados, Prototipação de Projetos 3D, entre outros. Ao longo de duas décadas mais de 1.600 profissionais já passaram pelo programa que se tornou a principal porta de entrada de engenheiros que desejam trabalhar na Embraer.

“A diversidade, a inovação e o genuíno desejo de construir um futuro sustentável são alguns dos diferenciais do PEE, que se tornou uma referência em gestão do conhecimento e fortaleceu uma cultura de engenharia de visão holística, flexível, criativa e colaborativa da Embraer”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia e Estratégia da Embraer.

O programa permite aos engenheiros trabalharem em sintonia com as tendências de mercado e terem uma visão estratégica, ao lado dos executivos da companhia, o que permitiu uma disponibilidade de profissionais altamente qualificados e alinhados às estratégias de crescimento dos negócios nas últimas décadas.

Segundo a Embraer, a metodologia de aprendizagem utiliza a estratégia de learn by doing (aprender fazendo), que estimula a criação de soluções para problemas reais, analisados enquanto desenvolvem um projeto colaborativo.

Na fase final do programa os participantes desenvolvem em equipe um conceito de produto aeronáutico que atenda aos requisitos de um determinado desafio proposto, buscando uma solução técnica e economicamente viável, próxima da existente no mundo real.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 26/03/2021, às 17h10 - Atualizado às 17h52


Mais Notícias