AERO Magazine
Busca

Sucesso nacional

Embraer atinge a marca de 600 entregas da família Phenom 300

Aeronave se destaca como a mais bem-sucedida entre os jatos de negócios de entrada


Embraer Phenom 300E

Por nove anos consecutivos o Phenom 300E é o jato executivo leve mais entregue do mundo

A Embraer atingiu a importante marca de 600 aeronaves da família Phenom 300 entregues, mantendo os bons resultados do modelo que há nove anos é o avião executivo leve mais entregue do mundo.

A aeronave histórica foi entregue para a Superior Capital Holdings, com sede em Fayetteville, no estado norte-americano do Arkansas.

Anteriormente, a Superior Capital operava um turbo-hélice monomotor, mas decidiu ampliar seus requisitos optando por uma aeronave com maior velocidade e alcance, visto que as viagens envolvem rotas com mais de 1.800 km de distância.

O Phenom 300E pode atingir velocidade Mach 0,80, tornando o jato single-pilot mais veloz em produção, podendo ainda voar com uma velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós (859 km/h) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes nas condições NBAA IFR.

Além disso, o Phenom 300E, assim como a maioria dos turbo-hélices, possibilita o acesso a aeroportos com pouca infraestrutura de solo e pistas restritas. O modelo é uma evolução da família Phenom, contando com atualização da suíte de aviônica, apresentando um sistema de avaliação e alerta de performance de pousos (ROAAS), aliás sendo a primeira tecnologia do tipo ser desenvolvida e certificada na aviação executiva, bem como proteção preventiva contra fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD e FAA Datacom, conectividade 4G via Gogo Avance L5, entre outros.

Cockpit do Embraer Phenom 300E

Por Gabriel Benevides
Publicado em 21/05/2021, às 14h00 - Atualizado às 15h28


Mais Notícias