As inscrições para a olimpíada de ciência e tecnologia do Instituto Embraer são exclusivamente para meninas do ensino fundamental
A Embraer anunciou nesta quarta-feira (9), que estão abertas as inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Ciência e Tecnologia de seu instituto, voltada exclusivamente para alunas de escolas públicas.
O objetivo é incentivar meninas a ingressarem em carreiras nas áreas de ciências exatas, ampliando suas oportunidades de desenvolvimento e inserção no mercado de trabalho. Podem participar estudantes do 7.º ou 8.º ano do ensino fundamental de escolas públicas de São José dos Campos, Botucatu, Anhembi, Areiópolis, Bofete, Caçapava, Gavião Peixoto, Itatinga, Jacareí, Pardinho, Pratânia, São Manuel e Taubaté, no interior paulista.
"Ao estimular o desenvolvimento dessas jovens em um universo ainda notadamente masculino, queremos contribuir com a equidade de gênero e com o aumento de talentos dedicados à ciência e à tecnologia”, disse André Tachard, diretor do Instituto Embraer.
Na primeira fase, que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro, as participantes farão provas de Biologia, Física, Química, Matemática e Tecnologias. As avaliações serão realizadas presencialmente nas instituições de ensino inscritas. A lista com as alunas classificadas para a segunda fase será divulgada em 14 de novembro.
A segunda etapa da competição será realizada no dia 23 de novembro nos Colégios Embraer de São José dos Campos e Botucatu. Nesta fase, as estudantes passarão por uma avaliação prática com atividades em laboratório, abordando conceitos das áreas de ciências exatas. As vencedoras serão premiadas com medalhas e certificados.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 18 de outubro, por meio do site oficial do Instituto Embraer.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/10/2024, às 12h38
+lidas