AERO Magazine
Busca

Problema atrás de problema

Em menos de cinco dias, três aviões da Azul têm problemas hidráulicos

Casos aconteceram na última semana e envolveram os Airbus A320neo


Problemas hidráulicos afetaram três aviões diferentes em um intervalo de poucos dias Foto: Luis A. Neves

Em um intervalo de apenas cinco dias a Azul enfrentou três problemas relacionados com o sistema hidráulico envolvendo sua frota de Airbus A320neo. Os casos ocorream em voos domésticos da empresa, sem comprometer a segurança de voo.

O primeiro caso aconteceu na manhã do último dia 13, quando a aeronave de prefixo PR-YRB teve de ser desviada para Campinas (VCP), enquanto voava entre Ribeirão Preto (RAO) e Recife (REC). O avião sofreu uma perda de pressão no sistema verde, tendo de passar por manutenção por pouco mais de 24 horas.

Três dias depois, na madrugada da última quarta-feira (16), foi a vez do PR-YRF, que seguia de Campinas para Teresina (THE) apresentar uma mensagem, também relacionada ao sistema hidráulico verde. A pane ocorreu durante a aproximação para pouso, que foi abortada. Os pilotos seguiram os manuais que previam uma avaliação da situação antes de pousar. Após uma verificação de checklists, a aterrissagem ocorreu normalmente. A aeronave somente deixou o aeroporto da capital piauiense no dia seguinte.

Na sequência outro A320neo (PR-YRV) precisou ser desviado, desta vez para o aeroporto de Confins (CNF), na região metropolitana de Belo Horizonte, depois de apresentar um vazamento de fluido no trem de pouso dianteiro,. Após uma manutenção corretiva o avião voltou a voar apenas na sexta-feira (18).

Os aviões envolvidos nos incidentes estão em operação na Azul desde novembro/2016, janeiro/2017 e dezembro/2018, respectivamente. As falhas estão sendo apuradas pela companhia, visto serem problemas raros, mas que foram apresentados em um curto intervalo de tempo e envolvendo três aviões diferentes.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 22/06/2021, às 13h00 - Atualizado em 23/06/2021, às 15h18


Mais Notícias