Dois funcionários de órgão que administra aeroportos de Washington responderão criminalmente pelo vazamento do vídeo
Dois funcionários da autoridade de aeroportos metropolitanos de Washington, nos EUA, foram presos após serem acusados de supostamente vazar imagens da colisão aérea envolvendo um avião regional e um helicóptero militar, na última quarta-feira (29).
O órgão (MWAA) administra os aeroportos Ronald Reagan (DCA) e o internacional de Dulles (IAD). Segundo informações do canal Fox 5, as prisões aconteceram no último fim de semana. Mohamed Lamine Mbengue e Jonathan Savoy foram acusados de invasão de um computador no estado da Virgínia, crime classificado como delito grave. Eles irão aguardar o julgamento em liberdade.
De acordo com as investigações, Mbengue e Savoy teriam criado uma “cópia não autorizada” das imagens captadas pelas câmeras de segurança da MWAA, que registraram o acidente envolvendo um Bombardier CRJ-700 operado pela American Eagle e um helicóptero Black Hawk do Exército dos Estados Unidos. O vídeo foi posteriormente exibido pela CNN norte-americana.
Autoridades não informaram se outros funcionários do aeroporto poderão ser investigados ou enfrentar acusações. Também não há informações sobre se os acusados obtiveram lucro com o vazamento das imagens do acidente que matou 67 pessoas.
Esta foi a maior tragédia na aviação norte-americana em quase dezesseis anos. Em fevereiro de 2009, um de Havilland Dash 8-400 (N200WQ) da Colgan Air caiu em uma casa nos arredores do aeroporto de Buffalo (BUF), matando as 49 pessoas a bordo e uma em solo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/02/2025, às 08h25
+lidas