AERO Magazine
Busca

No Peru

Divulgado relatório final de acidente com Airbus A320 da Latam

Colisão de caminhão de brigada de incêndio com um Airbus A320neo da Latam deixou dois mortos e 36 feridos


A aeronave estava em aceleração para a decolagem, quando houve o acidente - Reprodução/Redes Sociais
A aeronave estava em aceleração para a decolagem, quando houve o acidente - Reprodução/Redes Sociais

Foi divulgado hoje (2), o relatório final do acidente envolvendo um Airbus A320neo da Latam Airlines, em 18 de novembro de 2022, no aeroporto de Lima, no Peru.

Na ocasião, a aeronave de matrícula CC-BHB, que estava em operação desde novembro de 2017, estava em aceleração para a decolagem, quando colidiu com um caminhão da brigada de incêndio, que acessou a pista inadvertidamente e atingiu o motor direito, desprendendo-o e expondo o sistema de combustível, causando um incêndio.

Segundo o documento,”esta cadeia de eventos foi causada pela falta de planeamento conjunto, má coordenação e não utilização da comunicação e fraseologia padronizadas da Organização Internacional da Aviação Civil (Icao)”.

A Comissão de Investigação de Acidentes Aéreos do Peru (Ciaa) elencou sete fatores contribuintes para o acidente, citando diretamente a administração do aeroporto de Lima (LIM), a autoridade de aviação civil peruana (Corpac) e os controladores de voo como os responsáveis.

Duas pessoas, ambas ocupantes do caminhão, morreram na ocorrência. Das 108 pessoas que estavam a bordo do avião, 36 ficaram feridas, sendo quatro em estado grave. Foi também iniciada, na época, uma investigação por homicídio culposo contra os pilotos do A320neo. Eles chegaram a ser presos por 24 horas, causando revolta na Federação Internacional de Pilotos de Linha Aérea (Ifalpa).

Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/10/2023, às 16h14


Mais Notícias