A CFM entrou com uma ação judicial contra um fornecedor, depois que peças falsas foram encontradas em 68 motores do modelo CFM56
A CFM entrou com uma ação judicial contra um fornecedor, depois que peças falsas do motor CFM56 foram encontradas em 68 unidades.
O fabricante alega que o fornecedor falsificou a documentação para que estes componentes fossem instalados em aeronaves das famílias A320, da Airbus, e 737, da Boeing. "Estamos tomando medidas legais agressivas contra a AOG Technics para acelerar a capacidade da indústria de identificar peças vendidas por esse terceiro com documentação falsificada”, diz um trecho da nota da CFM.
O problema foi diagnosticado em julho, depois que peças provenientes da AOG vieram acompanhadas de documentos suspeitos, que afirmavam que elas eram novas, mas técnicos suspeitaram que pareciam usadas. Após uma análise, foi confirmado que a documentação havia sido falsificada antes que os reguladores fossem notificados.
As companhias aéreas clientes das duas famílias de aeronaves potencialmente afetadas estão rastreando suas frotas para identificar quais delas podem estar com os equipamentos com as peças falsas. No Brasil, todos os Boeing 737 da versão NG da Gol Linhas Aéreas e algumas unidades da família A320 da Latam Brasil são equipados com motores deste modelo.
A AOG Technics não se manifestou sobre o caso e sua página na internet estava fora do ar desde o úlimo sábado (9).
Procurada por AERO Magazine, a Latam Airlines disse que "não possui nenhum motor afetado. A companhia ressalta que possui um processo criterioso de seleção de novos fornecedores, que a protege de situações como esta". Por sua vez, a Gol disse que "a empresa mencionada nunca foi um fornecedor da companhia, tampouco das oficinas que prestam serviço de manutenção de motores das nossas aeronaves".
Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/09/2023, às 17h08 - Atualizado em 11/09/2023, às 21h45
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