Solenidade contou com entrega de medalhas a agraciados, encenação teatral e desfile aéreo de aviões da FAB
A Força Aérea Brasileira realizou, na manhã de ontem (20), uma cerimônia comemorativa aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, que contou com uma encenação teatral, a entrega de medalhas e por um grande desfile aéreo.
A solenidade contou com a participação de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, de Geraldo Alckmin, vice-presidente, de José Múcio Monteiro, ministro da Defesa, de Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da FAB, e demais autoridades.
#150AnosSantosDumont
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) July 21, 2023
Não conseguiu assistir à cerimônia em homenagem aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont?
Preparamos um resumo especial para você, com os destaques do evento, ocorrido ontem (20/07) em Brasília/DF.
Embarque conosco nesse voo alusivo ao Pai da Aviação e… pic.twitter.com/AEKyA0sNth
O evento intitulado “A vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont" teve uma encenação teatral relatando a história do mineiro desde sua infância, no estado de Minas, até suas criações aeronáuticas na França.
O interprete de Santos Dumont chegou em seu 14-Bis e conheceu alguns modelos de aviões da força aérea, como: o KC-390, o C-95 Bandeirante, o E-99 e o F-39 Gripen, simbolizando a linha evolutiva da aviação desde o lendário 14-Bis.
"Solenizar esse obstinado gênio brasileiro, intitulado de ‘Marechal do Ar’, por seus grandes feitos à Aeronáutica brasileira, rememorando sua vida, suas obras e seus valores, é forma justa de reconhecer e contemplar sua pioneira e visionária atuação na aviação, que conduziu o mundo a um caminho sem volta rumo ao progresso”, afirmou Marcelo Kanitz Damasceno.
A cerimônia também contou com a entrega da Medalha do Mérito Santos Dumont a personalidades civis e militares como reconhecimento aos valores ou destacados serviços prestados à Aeronáutica.
Ressaltando a importância do avião, sobretudo a missão de transporte de órgãos feito pela força aérea foi destaque na celebração. Uma tripulação da FAB, uma equipe médica, a família de um doador e uma mulher que recebeu o órgão doado foram condecorados pelo presidente Lula e pelo comandante da força aérea.
“Recebi a melhor notícia que poderia ter, um avião da FAB estava trazendo o meu coração. Foi graças a esse dia que pude ver meus filhos se formarem e meus netos nascerem”, relatou Agaliane Balbino de Souza, receptora de um coração transportado pela força aérea.
A celebração do aniversário do Pai da Aviação está sendo lembrada em vários eventos pelo país, através de sobrevoos de caças, apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da orquestra sinfônica da força aérea, além exposições com acervos históricos, réplicas de modelos e curiosidades de Dumont.
A cerimômia foi marcada por um grande desfile aéreo de aeronaves da FAB. Ao todo, 21 aviões sobrevoaram a base aérea de Brasília.
Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, às 12h. Abrilhantando a homenagem, a Esquadrilha da Fumaça escreveu no céu, exatamente no horário de seu nascimento, "Santos Dumont 150 Anos" e, em seguida, realizou alguns rasantes e manobras do set de demonstração do time.
Aviões de transporte, patrulha, reconheciento, alerta aéreo, busca e resgate e caças realizaram passagens baixas sobre a base aérea de Brasília.
A formação aérea contou com as seguintes aeronaves: da aviação de caça F-39E, F-5M e A-1AMX; da aviação de transporte e busca e salvamento, C-30, KC-390, C-99, C-105 e SC-105 e da aviação de reconhecimento e alerta aéreo, composta pelos R-99,E-99 e P-3 Orion.
Por André Magalhães
Publicado em 21/07/2023, às 13h15
+lidas