Menos poulição

Avião híbrido do futuro deverá voar até 2021

Aeronave baseada na plataforma do TBM utilizará seis motores elétricos


EcoPulse é baseado na plataforma doa família de aviões monoturbo-hélices TBM

O demonstrador de aeronave híbrida de propulsão distribuída, chamado de EcoPulse teve seu projeto preliminar aprovado, avançando em direção do processo de validação e viabilização do projeto e a consolidação da design para o seu primeiro voo, previsto em 2022.

O novo avião é desenvolvido por um consórcio europeu com participação da Daher, Safran e Airbus, com o apoio do conselho de pesquisa da aviação civil (CORAC) da França. O programa tem objetivo apoiar o uso de energia limpa para reduzir a pegada ambiental das futuras aeronaves comerciais, contribuindo para os objetivos de descarbonização do setor de transporte aéreo até 2050.

O EcoPulse foi revelado pela primeira vez no Paris Air Show 2019 e conta com o apoio formal do governo francês. O modelo inicial tem como base um modelo produzido pela Daher e atingiu a aprovação de sua Revisão Preliminar de Design (PDR, na sigla em inglês), o que permite a validação da configuração de linha de base do demonstrador, nível de segurança e compatibilidade do sistema de propulsão híbrida com a aeronave. Segundo a Daher, o projeto está em fase de montagem e integração de sistemas que são fornecidos pela Safran e Airbus.

“Com este demonstrador a Daher pretende desenvolver os princípios arquitetônicos fundamentais para futuras aeronaves híbridas. O projeto reafirma nosso compromisso, como fabricante de aviação geral com nossas linhas de produtos Kodiak e TBM, com uma aviação mais eficiente e ecologicamente responsável”, disse Pascal Laguerre, Diretor de Tecnologia da Daher.

O EcoPulse será equipado com motores elétricos ENGINeUS de 50kW, com eletrônica integrada e refrigeração a ar patenteada fornecidos pela Safran, além de hélices fornecidas pela DUC. O motor Safran será submetido à certificação EASA, a agência de aviação civil europeia, que será ensaiado em túnel de vento pela Airbus, o que deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2021.

  • Se inscreva no canal da AERO Magazine no YouTube clicando aqui

Por Gabriel Benevides

Publicado em 11 de Dezembro de 2020 às 15:00


Notícias notícias de aviação aeronave avião Daher TBM Airbus Snema Safran avião híbrido elétrico Europa França bateria de avião