E-2D Advanced Hawkeye é um avião radar utilizado pela Marinha dos EUA e que foi aprovado pelo Departamento de Defesa para ser negociado com o Japão
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos aprovou a venda dos aviões E-2D Advanced Hawkeye para o Japão. O acordo é avaliado em aproximadamente US$ 1,4 bilhão e foi notificado ao Congresso, que deverá ratificar a venda.
Embora aprovado pelo Departamento de Defesa, a negociação de armamentos é altamente controlado pelos Estados Unidos, que exige a aprovação do Congresso para exportação de materiais bélicos.
No pedido de compra, o governo japonês solicitou a cinco aeronaves E-2D, doze motores T56-A-427A, serviços de logística, radares e outros sistemas tecnológicos.
"A venda proposta melhorará a capacidade do Japão de efetivamente fornecer defesa interna utilizando uma capacidade AEW&C. O Japão usará a aeronave E-2D AHE para fornecer conhecimento situacional AEW&C da atividade aérea e naval na região do Pacífico e para aumentar sua frota E-2C Hawkeye AEW&C existente", disse a agência de Cooperação em Segurança da Defesa dos EUA.
O E-2D é uma aeronave de controle aéreo aproximadado planejado para operações a partir de porta-aviões, como é o caso dos EUA e da França. No caso japonês o avião possivelmente será operado apenas de bases navais em terra. A nova versão apresenta significativas melhorias as versões anteriores, entre elas o novo computador de missão, glass cockpit, um novo radar, sistema de identificação amigo ou inimigo aprimorado, entre outros.
Por André Magalhães
Publicado em 10/03/2023, às 13h10
+lidas