Boeing e Japan Airlines negociam encomenda de ao menos vinte 737 MAX, acordo pode ser anunciado no fim deste mês
A Boeing e a Japan Airlines (JAL) estão próximas de fechar um acordo envolvendo a encomenda de aeronaves da família 737 MAX. Os novos jatos substituirão parte da frota de corredor único e de médio curso da companhia aérea.
Segundo informações da agência Bloomberg, a negociação envolve o pedido de ao menos vinte aeronaves Max, incluindo o 737 MAX 8 e a maior versão do jato de corredor único, o 737 MAX 10.
O acordo entre a Boeing e a JAL pode ser finalizado até o final deste mês. A companhia também teria entrado em conversas com a Airbus, que produz o A320neo, concorrente do MAX.
A Japan Airlines possui atualmente sessenta e quatro 737-800, 47 deles de propriedade própria e dezessete arrendadas. As aeronaves são utilizadas principalmemte em rotas domésticas e em voos internacionais de média distância.
Com o possível pedido do 737 MAX 10, outra aeronave que pode ser substituída é o 767-300ER, com 29 aeronaves na frota a JAL é uma das maiores operadoras do modelo.
Os novos jatos consomem entre 20% e 25% menos combustível que a versão anterior. Uma substituição gradual da frota, permitiria a empresa japonesa reduzir seus custos e melhorar significativamente suas operações.
A JAL seria a terceira companhia aérea a encomendar o MAX no Japão, mercado tradicionalmente dominado pela fabricante norte-americana, mas que perdeu a concorrência para fornecer jatos de fuselagem larga para a própria Japan Airlines, que selecionou o Airbus A350.
Em julho do ano passado, Boeing e All Nippon Airways (ANA) firmaram acordo para um pedido firme de vinte 737 MAX 8 e mais dez opções. Já em janeiro deste ano, a Skymark anunciou a encomenda de dois MAX 8 e dois MAX 10.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 08/03/2023, às 15h55
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