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Contaminação na produção

Defeito no motor deixará centenas de Airbus A320neo no solo até 2026

Pratt & Whitney prevê que motores de 350 aviões da família A320neo necessitarão de reparos até 2026


Motor PW1100 é uma das duas opções oferecidas para equipar o A320neo - Airbus
Motor PW1100 é uma das duas opções oferecidas para equipar o A320neo - Airbus

A RTX, empresa controladora da Pratt & Whitney, divulgou hoje (11), uma atualização sobre o impacto de um defeito de qualidade identificado nos motores PW1100G-JM que equipam o Airbus A320neo.

A Pratt & Whitney estima que entre 600 a 700 motores serão removidos para inspeção nos próximos três anos, deixando em média uma frota de 350 aviões da família A320neo em solo até 2026. A empresa prevê que a maioria dos reparos ocorra até o início de 2024. 

Para mitigar os efeitos, a fabricante está aumentando a capacidade de manutenção e a produção de peças, enquanto outros motores da nova geração Geared Turbo Fan (GTF) estão sendo analisados. Espera-se que os impactos nas demais frotas sejam menores.

A falha na qualidade do material utilizado na produção dos motores terá um impacto de até US$ 3,5 bilhões no lucro operacional da RTX nos próximos anos, incluindo uma cobrança antes de impostos de aproximadamente US$ 3 bilhões no terceiro trimestre de 2023.

O problema no PW1100 decorre de uma rara condição do pó metálico utilizado para a produção de certas peças do disco da turbina de alta pressão nos motores produzidos entre 2015 até o início de 2021.

Em agosto, a Pratt & Whitney emitiu uma instrução especial (SI), para os operadores do  A320neo, exigindo inspeções aceleradas e remoções de motores cobrindo a parcela inicial de motores operacionais, até 15 de setembro de 2023 . 

No mesmo mês, a agência de aviação civil norte-americana (FAA), determinou uma inspeção ultrassônica dos discos de turbina de alta pressão do primeiro e segundo estágio dos motores PW1100G.

Os reguladores constataram que "a presença de anomalias materiais pode levar a fratura prematura e falha incontida, o que indica um problema imediato de segurança ao voo"

A diretiva de aeronavegabilidade (AD) foi publicada após análise de um evento envolvendo o motor PW1127GA-JM, que resultou em um incidente com um A320neo, em dezembro do ano passado.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 11/09/2023, às 12h45


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