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AirVenture 2023

Daher forneceu suporte para ampliar as pistas de pouso nos EUA

Protótipo do Kodiak 900 foi cedido pela Daher para apoiar a ampliação de pistas de pouso em locais remotos dos EUA


Daher apresentou um Kodiak 100 com a pintura da RAF durante o EAA AirVenture, em Oshkosh
Daher apresentou um Kodiak 100 com a pintura da RAF durante o EAA AirVenture, em Oshkosh

A Daher apoiou as iniciativas do Recreational Aviation Foundation (RAF), uma instituição que visa melhorar e criar pistas de pouso para uso geral da aviação nos Estados Unidos, para ampliar o acesso as regiões remotas das montanhas do estado do Idaho.

A iniciativa ocorreu em paralelo ao suporte ao Serviço Florestal dos EUA (USFS, na sigla em inglês) para criar uma maior estrutura de solo em áreas remotas e de difícil acesso. Ainda que os Estados Unidos tenham a mais vasta rede de aeroportos do mundo, algumas localidades isoladas permanecem com baixa conectividade aérea.

A Daher forneceu a RAF o protótipo do Kodiak 900 para realizar o transporte aéreo de materiais de construção e equipamentos de apoio a duas pistas de grama nas montanhas do sudeste de Idaho. As localidades de Moose Creek (1U1) e Shearer (2U5) são utilizadas pelo USFS, em suporte a preservação ambiental.

Ambas as localidades estão encravadas em regiões de difícil acesso por terra, distante mais de 30 quilômetros da rodovia mais próxima, exigindo assim o transporte de cargas com animais em trilhas íngremes. O uso de aviões reduz o tempo de transporte a amplia a quantidade de material que pode ser levado a cada viagem, além de ser mais seguro.

A Daher apoiou o transporte de equipamentos com o protótipo, permitindo não apenas auxiliar os trabalhos do USFS mas, também, de validar a capacidade operacional do Kodiak 900 em regiões extremas e que exigem elevado desempenho de pouso e decolagem.

“As aeronaves Kodiak oferecem vantagens de uma cabine espaçosa juntamente com acesso facilitado à carga, uma disponibilidade significativa de carga útil e capacidade de decolagem/pouso curto (STOL) para operar a partir dessas pistas de pouso isoladas e não-preparadas do Serviço Florestal dos EUA”, disse Nicolas Chabbert, o vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher.

Por Edmundo Ubiratan, de Oshkosh
Publicado em 03/08/2023, às 15h00


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