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AirVenture 2023

Tecnam apresentou novo avião treinador em Oshkosh

Novo treinador Tecnam P-Mentor oferece maior capacidade e menores custos para escolas de aviação e fez sua estreia nos EUA durante Oshkosh


Divulgação
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A Tecnam apresentou aos pilotos norte-americanos o P-Mentor, seu treinador primário e avião pessoal. A estreia ocorreu no AirVenture, que ocorreu em Oshkosh entre os dias 24 e 30 de julho.

O P-Mentor tem ampliado sua presença no mercado de instrução europeu, sendo agora oferecido nos Estados Unidos, contando com uma série de melhorias em relação aos tradicionais modelos usados no treinamento de pilotos, incluindo desempenho de voo superior, aviônicos Garmin e baixo custo operacional, além de projeto aerodinâmico de última geração.

O avião é equipado com o motor Rotax 912iSc3, de 100 hp, acomplado em uma hélice MTV-21 A/180-51 de elevado rendimento. O alcance máximo do P-Mentor é de 950 milhas náuticas (1.760 quilômetros), com autonomia máxima de 9h30 e velocidade de cruzeiro máxima de 120 nós (222 km/h) e estol com flaps de 44 nós 982 km/h). Um dos destaques é o consumo de 14 litros por hora, podendo ser abastecido com Mogas ou Avgas, com um custo por hora na ordem de US$ 65.

O P-Mentor é totalmente IFR com recursos PBN/RNAV/AFCS, em conformidade com as últimas emendas CS-23 EASA e FAA.

Tecnam P-Mentor
Suíte Garmin garante ao P-Mentor recursos PBN/RNAV/AFCS, em conformidade com as últimas emendas CS-23 EASA e FAA

Durante a apresentação no AirVenture, a Tecnam revelou que os primeiros clientes de lançamento nos Estados Unidos são a Kilo Charlie Aviation, com sede no Kansas; a Vermont Flight Academy e a Melbourne Flight Training, ambas na Flórida; e a Stephen F. Austin State University, do Texas.

“Estamos muito animados para lançar o P-Mentor nos Estados Unidos, durante Oshkosh 2023. Nossa solução de frota é única no mercado, garantindo confiabilidade, controle de custos, treinamento inteligente e baixas emissões”, disse Walter Da Costa, Chief Sales Officer da Tecnam.

As principais escolas de aviação dos Estados Unidos avaliam a modernização da frota de treinadores básicos, hoje composta basicamente por aviões de asa alta e construção metálica. Modelos europeus, incluindo o DA-20, da Diamond Aircraft, ao lado do P-Mentor, se tornam mais usuais nos Estados Unidos.

Um dos diferenciais da nova geração de treinadores, a maioria modelos criados do zero, é sua maior segurança e cabine, em geral, reforçada com aço 4130 que amplia a capacidade de absorção de choque e garante maior capacidade dos ocupantes saírem ilesos em um acidente.

“Segurança e Tecnologia são nossas duas maiores prioridades aqui e depois de comparar tudo foi sem dúvida a melhor opção para nossa escola e alunos”, explicou Robert Renfro, diretor de operações da Kilo Charlie Aviation.

Por Edmundo Ubiratan, de Oshkosh
Publicado em 02/08/2023, às 14h00


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