Daher registra crescimento de 11% nas entregas e amplia presença no mercado global, com destaque para os modelos TBM 960 e Kodiak 900
A Daher Aircraft intensificou seu ritmo de entrega em 2024 com o total de 82 TBMs e Kodiaks fornecidos a clientes internacionais.
A Daher anunciou que encerrou 2024 com 82 entregas combinadas dos modelos TBM e Kodiak, um aumento de quase 11% em relação ao ano anterior. Já os pedidos atingiram a marca de 100 encomendas, com uma carteira que se estende até 2026.
Além do crescimento em entregas, também houve uma expansão na base de operadores ao redor do mundo, incluindo novos proprietários particulares, operadores e agências de serviço público.
As entregas de 2024 foram lideradas pelo TBM 960, com 56 aviões. Assim como nos últimos anos, os Estados Unidos absorveram a maior parte das entregas, com quarenta aeronaves ao longo do ano. O Brasil ficou em segundo lugar, com quatro TBM 960, seguido da Alemanha e do Reino Unido, com três aviões cada, e o Canadá com dois. Já a Bolívia, Suíça, Chipre e República Tcheca receberam um avião cada.
Outro ponto de destaque é que, do total global, metade dos TBM foi entregue a operadores da família TBM, que ampliavam ou apenas renovavam suas frotas.
Entre a família Kodiak foram entregues 26 aeronaves no mundo, sendo onze Kodiak 900, demonstrando o crescimento do mercado para a versão de maior capacidade, e outros quinze Kodiak 100. Novamente, os Estados Unidos lideraram as entregas, com dez Kodiak 900, além da maioria dos Kodiak 100 Série III. Em ambos os casos, parte dos aviões foi adquirida por serviços oficiais, como a Patrulha Rodoviária Estadual do Missouri, o Serviço Florestal da Flórida, a Patrulha Marinha do Maine e o Departamento de Recursos Naturais de Minnesota.
Além dos EUA, as entregas do Kodiak 100 Série III de 2024 envolveram a primeira aeronave fornecida à Bulgária e à Polônia.
“A demanda do mercado por TBM e Kodiak continua resiliente”, disse Nicolas Chabbert, CEO da Daher Aircraft. “Ao analisar o desempenho de 2024, quero agradecer aos nossos clientes por sua lealdade e dedicação, e também reconhecer as equipes de aquisição, produção e suporte da Daher Aircraft por seu firme comprometimento em gerenciar a cadeia de suprimentos durante o que continuam sendo tempos desafiadores.”
No acumulado total, até o dia 31 de dezembro de 2024, haviam sido entregues 365 aviões da família Kodiak e 1.243 da série TBM, com a frota global acumulando quase três milhões de horas de voo.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/01/2025, às 15h00
+lidas