Caças são de segunda mão, mas pertencem a versão mais atualizada
Contrato ainda inclui suporte logístico a força aérea croata | Foto: Armée de l'air
A França e a Croácia oficializaram o contrato para a venda de 12 caças Dassault Rafale para a força aérea croata. A assinatura do contrato aconteceu nesta quinta-feira (25), com a presença do Presidente francês Emmanuel Macron e do Primeiro-Ministro croata Andrej Plenković.
O contrato cobre ainda suporte logístico e peças sobressalentes adicionais para os caças, por um período de três anos.
“Estou muito satisfeito, em nome da Dassault Aviation e seus parceiros, por estabelecer uma relação de confiança com a Croácia, um país europeu, e por estar escrevendo uma nova página para o Rafale”, disse Eric Trappier CEO da Dassault Aviation.
Boeing vai entregar seis unidades de helicóptero pesado ao Exército dos EUA
Os modelos serão 10 Rafale C e dois Rafale B, de segunda mão. No entanto, pertencem a versão F3R, a mais atual em serviço.
A Croácia anunciou no mês de maio que escolheu o Dassault Rafale como seu novo caça, para substituir a antiga frota de caças Mig 21.
Croatian Government has secured the deal with 6 yearly instalments to be paid up to EUR 1,155 billion. From 2021. to 2026.
— Peter Voinovich (@PeterVoinovich) November 25, 2021
One Rafale simulator is included in the deal with flight and maintenance crew training. Technicians go to France for training in 2022., pilots 2023.
Além da Croácia outras nações já operam o delta francês, como o Egito, Índia, Catar e Grécia, que recebeu neste ano a primeira unidade do avião francês.
Por André Magalhães
Publicado em 25/11/2021, às 20h05 - Atualizado às 20h10
+lidas