AERO Magazine
Busca

Salvação

Consórcio privado assumirá metade da principal aérea da África do Sul

Governo terá 33% das ações e manterá direito a voto no conselho


Airbus A340-600 da South African Airways

Modelo deverá entrar em serviço nos Estados Unidos em meados de 2024

O governo da África do Sul planeja vender 51% da South African Airways, a principal companhia aérea do país, para o consórcio privado Takatso por mais de R3 bilhões (aproximadamente R$ 1,12 bilhão).

A Takatso é formada pela Harith Global Partners, grupo de investidores do continente africano, e a Global Aviation, grupo de aviação sul-africano.

A South African está em recuperação judicial por quase um ano e meio, com a situação agravada pela pandemia, que tornou ainda mais complexa a situação financeira, culminando na suspensão das operações, em setembro do ano passado.

A empresa saiu do processo de recuperação judicial em abril, após receber R7,8 bilhões (R$ 2,9 bilhões) do governo sul-africano. Segundo o Ministro das Empresas Públicas, Pravin Gordham, a entrada do consórcio trará um alívio ao que chamou de “fardo financeiro”. A participação restante do Estado, segundo Gordham, será para preencher eventuais necessidades de financiamento.

A companhia sul-africana de 87 e continuará sendo sediada na África do Sul, tendo o governo a participação de 33% e com direitos de voto. Atualmente, há 17 aeronaves inoperantes em sua frota, sendo todas da Airbus.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/06/2021, às 08h00 - Atualizado às 13h15


Mais Notícias