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Cicaré CH-8

Conheça o novo helicóptero ultraleve argentino Cicaré CH-8

Novo helicóptero ultraleve argentino equipado com motor Rotax 915 IS promete marcar presença no importante segmento de asas rotativas leves


Monomotor tem capacidade para dois ocupantes e autonomia para mais de duas horas e meia de voo - Divulgação
Monomotor tem capacidade para dois ocupantes e autonomia para mais de duas horas e meia de voo - Divulgação

A Argentina nunca foi uma das grandes expoentes da aviação geral mundial. O país, mesmo sendo a oitava maior nação do mundo em termos de área territorial, não é reconhecida por possuir um grande pólo desenvolvedor de aviação, algo importante para um país tão grande.

As empresas fabricantes de aeronaves mais conhecidas daquele país são a Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA), a Laviasa, e a Aero Boero, produtora dos icônicos AB-115. Porém, a Cicaré Helicópteros S.A. demonstra sua intenção em fazer o país ser também um importante protagonista na aviação geral - pelo menos no campo das asas rotativas ultraleves

Fundada em 1958 por Augusto Cicaré, a empresa - que é sediada em Saladillo, Buenos Aires -, possui um legado no campo da aviação leve do país vizinho. Desde a sua criação, a fabricante tem se destacado no desenvolvimento de helicópteros ultraleves e soluções tecnológicas avançadas para a aviação.

Mais recentemente, a companhia concentra seus esforços em um helicóptero pequeno, leve, bastante simples e funcional: o Cicaré CH-8

Conhecendo o Cicaré CH-8

A aeronave é da categoria ultraleve e é vendida em forma de kits. A máquina possui dois lugares em configuração lado a lado e é confeccionada em fibra de carbono e aço cromo molibdênio, com o cockpit semi-monocoque em formato de gaiola, a fim de absorver energia por deformação para proteção da tripulação em caso de acidentes.

semi

dimensões

Para comandar o equipamento, o helicóptero monomotor possui um patenteado sistema de cíclico com braço para copiloto removível e altura auto ajustável em ambos os lados. Para o comando do rotor de cauda, há pedais ajustáveis à altura do comandante e do segundo piloto ou passageiro.

ciclico

pedais

No painel, a fabricante informa que oferece a opção de instrumentos para voos visuais híbridos (analógicos mais digitais), com as opções do Garmin Aera série 500 ou 796, sendo estes últimos opcionais. No teto, há um pequeno overhead panel, onde estão instalados os comandos para acionar o motor e alguns CBs (Circuit Breakers), para serem usados em caso de panes elétricas.

painel

CB

A Cicaré oferece aos clientes duas opções de motores na aquisição do kit. Uma delas é o conhecido Rotax 915 IS.

Trata-se de um motor turboalimentado de quatro cilindros, quatro tempos, com injeção eletrônica de combustível e refrigeração líquida. De acordo com a fabricante, ele oferece uma potência de 141 HP e é utilizado principalmente em aeronaves leves e ultraleves, típico caso do CH-8.

Com peso seco de 85,8 kg e TBO (Time Between Overhaul) na casa das 2.000 horas, o propulsor pode ser uma boa opção para um helicóptero que se propõe a voar com muita frequência.

rotax

Equipado com dois tanques de combustível de 32 litros, a empresa informa que o helicóptero consome 30% menos combustível que os concorrentes certificados com as mesmas características, gerando um tempo de voo superior a duas horas e meia.

voo

Já na transmissão, o CH-8 possui um sistema de embreagem centrífuga que permite um acoplamento gradual entre o motor e a caixa de transmissão. A potência é transmitida para a transmissão através de um sistema de correias e polias e é distribuída para o rotor principal e de cauda por meio de um sistema flex plate-cardan.

O preço da aeronave, sem o motor, parte de US$ 113.210. Caso o cliente opte pelo motor mais caro - o Rotax 915 IS, com injeção dupla de combustível -, deverá adicionar US$ 43.089, chegando, portanto, a US$ 156,299 como preço final.

O CH-8 argentino tende a ser uma opção a ser considerada para quem necessita de um helicóptero prático e ágil, ou até mesmo emprega-lo para instrução. Se realmente entregar o que promete, a Cicaré poderá, enfim, deixar sua marca no importante segmento de asas rotativas leves no mercado mundial.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Helicóptero monomotor ultraleve, dois lugares, lado a lado

Motorização
Motor: 1x Rotax 915 iS
Tipo: boxer, 4 cilindros
Potência máxima: 141 hp
Potência contínua: 135 hp

Pesos
Peso Vazio: 330 kg
Peso Máximo de Decolagem (MTOW): 525 kg

PerfomanceVelocidade de cruzeiro: 80 kt
Velocidade vertical (MTOW): 2000 ft/min
VNE: 100 kt
Teto hover (MTOW): 6.000 ft
Teto de serviço: 10.000 ft

Combustível
Tipo de combustível: AvGas UL91/UL94
Autonomia: 2,7 h

*As informações gerais são oriúndas dos dados básicos
fornecido através do website do fabricante, podendo existir diferenças
entre versões, número de série ou personalização da aeroanve.

Por Micael Rocha
Publicado em 26/09/2024, às 10h00


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