AERO Magazine
Busca

Padrão internacional

Abaeté recebe certificado de segurança internacional da IATA

Documento atesta o cumprimento de requisitos operacionais dentro de padrões internacionais


Cessna Caravan da Abaeté

Certificado foi concedido para nove empresas aéreas regionais no mundo, sendo quatro no Brasil

A regional baiana Abaeté Linhas Aéreas, conquistou a certificação ISSA (Iata Standard Safety Assessment), fornecido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês).

A avaliação de segurança padrão da Iata é voltada para empresas de pequeno porte, sendo similar ao programa de auditoria de segurança operacional (IOSA, em inglês) que avalia os processos operacionais de gerenciamento e controle de uma companhia aérea.

O ISSA é uma das certificações mais importantes do setor de aviação, atestando elevados índices de segurança em todos os processos operacionais e permitindo parcerias comerciais, inclusive, code-share, com empresas aéreas de grande porte certificadas com o IOSA.

Ainda que seja um certificado importante para o crescimento da empresa, especialmente como parceria regional de companhias de alcance nacional, apenas nove certificados do tipo foram emitidos em todo o mundo, sendo quatro deles no Brasil.

A aviação regional brasileira tem ampliado sua profissionalização, buscando novos padrões operacionais e de segurança. Com a ampliação do interesse por rotas regionais e sub-regionais, pequenos operadores podem atender novos nichos de mercado em todo território nacional.

Abaeté foi a primeira empresa do Nordeste a obter o ISSA, que também foi emitido para a Azul Conecta, a divisão sub-regional da Azul.

Segundo a Abaeté, o processo começou em 2019, mas com a pandemia atrasou, se encerrando apenas este mês. “Foram inúmeros treinamentos com todos os funcionários da empresa, auditorias externas e internas”, disse Héctor Hamada, CEO da empresa.

Criada em maio de 1979 a Abaeté Linhas Aéreas teve forte atuação no mercado baiano, transportando cargas em contratos com estatais como os Correios e Petrobrás, além de realizar voos fretados em todo interior nordestino. A empresa opera atualmente voos regulares, a partir de Salvador, para Morro de São Paulo e Mucugê.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/06/2021, às 13h00 - Atualizado em 24/06/2021, às 02h10


Mais Notícias