Caças-bombardeiros russos Su-25 estão lançando ataques contra importantes alvos ucranianos
Em um vídeo que está circulando as redes sociais caças-bombardeiros Su-25 Frogfoot russos realizam voos muito baixo para escapar de contra-ataques ucranianos.
Os caças são visto lançando flares (medidas contra mísseis infravermelhos), sobre a região de Severodonetsk, leste da Ucrânia, tentando evitar os mísseis terra-ar usados pelo exército ucraniano.
Ver essa foto no Instagram
O voo a baixa altura é para evitar serem atingidos por Manaps (misseis antiaéreos lançados por soldados). O armamento precisa de um tempo para rastrear a aeronave, por meio do calor emitido dos motores e com os aviões em voo tão baixo a busca se torna mais difícil.
A Rússia passou evitar empregar sua aviação sobre a Ucrânia, em especial após amargar perdas importantes nos primeiros dias da invasão, quando foram registrados abates dos poderosos caças Su-34 e Su-35. Ainda assim, algumas atividades tem ocorrido principalmente com caças-bombardeiros Su-25 e Su-34.
Perdas de aviões e helicópteros de ambos lados tem acontecido de forma moderada. Do lado ucraniano a ajuda de países tem proporcionado o envio de armas pesadas como blindados, drones e helicpopteros. Já a aviação de caça segue indefinida, já que ainda não sabe ao certo como ficará a questão da doação de caças MiG-29 para os pilotos da ucranianos.
Países como Eslováquia e Polônia já anunciaram a intensão de doar seus caças, mas nada de concreto parece ter ocorrido. Os Estados Unidos chegaram a anunciar que Kiev recebeu mais aeronaves, mas o governo ucraniano negou tal afirmação.
Apesar da carência da força aérea ucraniana, o país tem conseguido realizar algumas ações inesperadas, uma delas foi o uso de caças Su-27 Flanker para atacar uma ilha ocupada por forças russas.
Por André Magalhães
Publicado em 17/05/2022, às 10h15
+lidas