AERO Magazine
Busca

Projeto revisto

Novo 737 MAX 10 voa pela primeira vez e agrega mudanças de projeto

Aeronave é o maior membro de toda a família 737 e acomoda até 230 passageiros


Boeing 737 MAX 10

Em nota oficial Boeing destacou nomeclatura do avião como 737-10

A Boeing realizou o primeiro voo com o 737 MAX 10, que decolou do Renton Field em Renton, Washington, na última sexta-feira (18). O avião é o maior da família 737, com capacidade para transportar até 230 passageiros.

A aeronave decolou, às 10:07 da manhã (horário local) e pousou 2 horas e 21 minutos mais tarde no Boeing Field, em Seattle.

O modelo é o primeiro da família 737 MAX a voar após a recertificação, tendo recebido uma série de mudanças de projeto, já de acordo com as novas normas e processos exigidos pelas autoridades aeronáuticas do mundo. A expectativa é certificar o avião até 2023, com as primeira entregas ocorrendo nas semanas seguintes.

A preocupação em retomar a confiança do setor e do público se tornou evidente, tanto que a Boeing destacou em nota oficial que “trabalhará em estreita colaboração com as agências reguladoras para certificar o avião antes de sua entrada em operação”. Porém, o processo de colaboração com agentes reguladores e certificação antes da entrada em serviço é pré-requisito para todos os aviões comerciais há quase um século.

Em nota oficial a Boeing divulgou o avião como 737-10, mantendo a tendência de evitar a nomenclatura MAX na composição do nome.

"O desempenho do avião foi maravilhoso”, disse a comandante Jennifer Henderson, piloto chefe do 737. “O voo nos permitiu testar os sistemas, controles de voo e qualidades de manuseio da aeronave e todos se comportaram exatamente como esperávamos”. 

Uma série de melhorias foram adicionados no avião nos últimos meses, como as correções necessárias no MCAS, sensores AoA, alterações no sistemas elétrico, entre outros.

“Nossa equipe está empenhada em entregar uma aeronave com a mais alta qualidade e confiabilidade”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/06/2021, às 08h30 - Atualizado às 13h28


Mais Notícias