AERO Magazine
Busca

VVIP

Colômbia terá um dos mais modernos helicópteros presidenciais

Aeronave derivada do italiano AW139 é uma das mais avançadas em toda a América Latina


AW139 colombiano

Projeção de como será a pintura do AW139 utilizado para transporte presidencial na Colômbia

O biturbina intermediário AW139 da italiana Leonardo será o novo helicóptero de Transporte Presidencial da República da Colômbia. A aeronave terá uma configuração especial VVIP, com sofisticado interior capaz de atender as missões governamentais.

A expectativa é que o helicóptero seja entregue ainda no primeiro semestre, sendo operado pela Força Aérea Colombiana (FAC).

A versão de transporte presidencial, terá o chamado interior VVIP, onde o duplo “V” (de Very, muito em inglês), representa em geral aeronaves dedicadas ao transporte de Chefes de Estado e autoridades máximas de governo.

O AW139 colombiano terá oito lugares, com implementação de um sistema de autodefesa, que amplia a capacidade de segurança do helicóptero. Uma variante militar, o AW139M, também está sendo proposta por Leonardo para responder aos requisitos multifuncionais da Força Aérea, Exército, Polícia Nacional e Marinha da Colômbia.

Atualmente o AW139 é utilizado na Colômbia em operações de transporte civil e de apoio à indústria de óleo e gás, com cinco unidades em serviço pela Helistar SAS.

Mais de 400 helicópteros civis e militares da Leonardo estão em serviço na América Latina, com uma variedade de aplicações, de missões VIP, presidencial, militar, policiamento e suporte a indústria de óleo e gás.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 11/01/2021, às 12h00 - Atualizado às 14h44


Mais Notícias