Dimor Group apresenta ícones da Waco e Junkers com atualizações tecnológicas voltadas para aviação leve
ESPECIAL CATARINA AVIATION SHOW oferecido por
A Dimor Group apresenta no Catarina Aviation Show três modelos de aeronaves clássicas: o Waco YMF-5, o Junkers A50 Heritage e o Junkers A50 Junior. O trio é inspirado nos projetos originais dos anos 1930, mas atualizados com motorização moderna e suíte de aviônica de ponta.
Os três aviões foram desenvolvidos como referência ao período de consolidação da aviação geral, marcado pela introdução dos primeiros modelos metálicos. A Waco foi um dos principais fabricantes de aeronaves nos Estados Unidos no período anterior à Segunda Guerra Mundial, com atuação voltada à produção de modelos reconhecidos pela estrutura robusta e operação acessível. A alemã Junkers foi um dos maiores fabricantes aeronáuticos da Alemanha, responsável por grande parte dos aviões civis e militares utilizados pelo país até o fim do conflito.
O Waco YMF-5 é um biplano de cockpit duplo, fabricado em Battle Creek, Michigan, nos Estados Unidos. O modelo mantém as especificações gerais das aeronaves abertas da década de 1930, com atualizações estruturais e de materiais.
O Junkers A50 Heritage é baseado no modelo homônimo de 1929. Possui revestimento em alumínio corrugado e estrutura com design oval, seguindo o padrão visual original da época. O projeto passou por modificações que atendem aos requisitos de segurança e desempenho atuais.
Já o Junkers A50 Junior, classificado como LSA, com peso máximo de decolagem de 600 kg, tem a mesma estrutura do Heritage, mas é equipado com motor Rotax 912iS, aviônicos Garmin G3X e paraquedas balístico. O modelo permite configuração personalizada de pintura e interiores.
A participação do Dimor Group no Catarina Aviation Show é parte da estratégia de expansão da marca no Brasil, com foco no segmento de aviação leve e histórica voltada ao mercado executivo e recreativo.
O grupo é liderado por Dieter Morszeck, empresário alemão e neto do fundador da Rimowa. Morszeck é responsável por aplicar os princípios de design e engenharia desenvolvidos no setor de bagagens em projetos de aviação leve. A operação no Brasil é representada por Luís Ermínio de Moraes, que atua como Brand Ambassador da marca no país, e pelo CEO global Sérgio Barreto, também brasileiro.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 29/05/2025, às 14h00
+lidas