AERO Magazine
Busca

Jato Leve

Citation CJ4 Gen2 foi certificado na Europa pela EASA

Aeronave leve da Cessna terá a suíça DALaviation como seu primeiro operador europeu


Cessna CJ4 Gen2

Citation CJ4 Gen2 recebeu algumas melhorias em relação a primeira geração, incluindo novos acabamentos internos

A agência europeia para aviação (Easa, na sigla em inglês) certificou o Cessna Citation CJ4 Gen2, ampliando os mercados do jato leve em toda a Europa. O avião deverá começar a ser entregue já neste trimestre.

A suíça DALaviation Switzerland será o primeiro operador do CJ4 Gen2, que é avaliado em US$ 10,75 milhões e recebeu uma série de melhorias em ralação a primeira versão.

As atualizações incluem novo piso mais baixo, ainda que não seja plano, aumentou a altura total da cabine. Os assentos e acabamento foram revistos, oferecendo novas opções de cores e estilos. para O avião ainda inclui nova iluminação ambiente fornecida por duas claraboias CoolView no lavatório; além de uma galley com projeto aprimorado.

Também está disponível um sistema de gerenciamento de cabine sem fio (CMS) atualizado com um servidor de mídia capaz de transmitir arquivos de áudio e vídeo pré-carregados, acessar rádio via satélite SiriusXM e fornecer mapas móveis de todo o voo. O CMS ainda permite aos passageiros controle sem fio da iluminação da cabine, as persianas das janelas e a temperatura ambiente através de seus dispositivos móveis.

A aviônica Collins Aerospace Pro Line 21 também recebeu alguns aprimoramentos, incluindo ainda o radar meteorológico multiscan RTA-4112, que permite detectar diversos fenômenos meteorológicos.

O CJ4 Gen2 tem alcance de 2.165 nm (4000 km) e velocida máxima de cruzeiro de 451 ktas, com capacidade máxima de dez passageiros. O modelo recebeu a certificação atual baseada sob seu certificado de tipo modelo 525C FAA.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/06/2021, às 13h00 - Atualizado em 25/06/2021, às 17h41


Mais Notícias