China Southern confirmou a retirada de todos os seus Airbus A380, companhia foi a única cliente do 'Superjumbo' no mercado chinês
Única operadora chinesa do Airbus A380, a China Southern confirmou a retirada dos dois últimos aviões do modelo de sua frota, marcando a aposentadoria do maior avião de passageiros do mundo no mercado chinês.
A China Southern já havia anunciado a retirada de seus cinco A380 em fevereiro do ano passado, após onze anos de serviços prestados, mas em seu relatório financeiro semestral, a companhia disse que retirou os dois últimos aviões do tipo durante a primeira metade de 2023.
Ao longo de uma década os 'Superjumbos' foram utilizados nos voos de Guangzhou para Los Angeles, Sydney, Amsterdã e Pequim.
O último voo operado pelo A380 ocorreu no dia 6 de novembro do ano passado, na rota transpacífica entre Los Angeles (LAX) e Guangzhou (CAN). Um dia antes, a companhia aérea realizou o último voo chinês com o avião de dois andares na Europa, em serviço para Amsterdã (AMS).
Equipados com quatro motores Rolls-Royce Trent 900, as aeronaves estavam configuradas para até 506 passageiros em três classe, sendo oito na primeira, 70 na executiva e 428 na econômica.
A companhia aérea com sede Guangzhou recebeu seu primeiro A380 em outubro de 2011, três anos depois do planejado, com a última unidade entregue em fevereiro de 2013. Devido aos altos custos operacionais, a transportadora decidiu retirar os quadrimotores de sua frota.
Os cinco aviões foram transferidos e armazenados em Mojave, na Califórnia, Estados Unidos, e estão registrados em nome da Jet Midwest, empresa especializada no fornecimento e reposição de componentes, peças e motores.
A China Southern é a quinta companhia a aposentar o A380, seguindo a Air France, Malaysia Airlines, Thai Airways e a Hi Fly.
No mês passado, a frota operacional de Airbus A380 atingiu a marca de 152 aviões. Operado por dez companhias aéreas, o número de aeronaves ativas atualmente representa 66% das 230 unidades ainda sobre contrato.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 01/09/2023, às 04h45
+lidas