AERO Magazine
Busca

Colocado em prova

China envia novo caça para Taiwan em mais uma ação provocativa

J-16D é derivado do caça russo Su-30 é cumpre importantes missões de guerra eletrônica


J-16D também é derivado do chinês J-16 e apresenta significativas melhorias | Foto: Divulgação

A China enviou pela primeira vez o mais novo caça da guerra eletrônica, o J-16D, para regiões dentro da zona de identificação da defesa aérea de Taiwan (Adiz, na sigla em inglês), em mais um investida provocativa do governo chinês, nesta segunda-feira (24), o que forçou uma resposta da defesa aérea de Taiwan.

Ao todo foram 13 aeronaves da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA, na sigla em inglês), sendo que eram oito caças J-16D, um avião de guerra antissubmarino Y-8, dois bombardeiros H-6, entre outras.

 Esta não é a primeira vez que Pequim envia aeronaves militares para a zona Adiz, no dia 23 de janeiro um total de 39 aeronaves, como caças J-16, Chengdu J-10, além de aeronaves de guerra eletrônica Y-8.

Pequim não reconhece a independência da pequena ilha de Taiwan e já demostrou diversas vezes a intenção de invadir o pequeno arquipélago. Devido a esta constante ameaça, o governo taiwanês tem investido em defesa, principalmente com produtos norte-americanos.

O país asiático está recebendo aeronaves Lockheed Martin F-16V Block 70, a versão mais atualizada do caça norte-americano, inclusive já foi inaugurado o primeiro esquadrão com estes aviões.

O J-16D é procedente do J-16, um caça fabricado na China, que por sua vez é derivado do russo Sukhoi Su-30.

A nova aeronave que foi apresentada pela primeira vez no Air Show China 2021, teve seu desenvolvimento focado em cumprir missões de guerra eletrônica, graças a uma maior gama de equipamentos, como os 'pods' eletrônicos nas pontas de asas.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 25/01/2022, às 09h45


Mais Notícias