Cessna SkyCourier opera em pistas curtas e não pavimentadas, transporta carga ou até 19 passageiros e desponta como possível substituto do Embraer Bandeirante
Projetado para operar em pistas curtas e não pavimentadas, o Cessna SkyCourier foi desenvolvido a partir de uma demanda da FedEx Express por uma aeronave capaz de atender mercados de carga aérea expressa em regiões de infraestrutura limitada.
Com capacidade para até 19 passageiros ou 2,7 toneladas de carga útil, o bimotor da Textron Aviation combina robustez estrutural, versatilidade operacional e baixos custos de operação, consolidando-se como uma solução estratégica para rotas de baixo volume de passageiros e cargas.
Voltado ao segmento sub-regional, o SkyCourier possui, na versão cargueira, capacidade para transportar até três contêineres LD3 e 2.721 kg de carga útil. Já a versão para passageiros comporta até 19 assentos.
Anunciado em novembro de 2017, o projeto previa um turboélice bimotor de asa alta, combinando robustez com flexibilidade operacional. A proposta incluía ciclos rápidos de carregamento e descarregamento, viabilizados por uma ampla porta lateral de carga e por um sistema opcional de roletes no piso. Para reduzir os custos de manutenção, o modelo foi concebido com estrutura simplificada em alumínio e fuselagem de linhas retas, otimizando o espaço interno.
Certificado sob a regulamentação FAR Part 23, o Cessna SkyCourier (Modelo 408) foi desenvolvido em parceria com a FedEx Express, que buscava dobrar a capacidade de carga do Cessna 208 Caravan, além de permitir o transporte de contêineres padrão LD3. A versão para passageiros, assim como a combi, surgiu como derivação natural do projeto, visando substituir aeronaves utilitárias com mais de cinco décadas de serviço, como o Embraer EMB-110 Bandeirante, em um segmento com oferta limitada de opções modernas.
Entre os diferenciais do SkyCourier está a cabine com piso plano e a porta de carga de 221 cm de largura, que facilita o embarque de volumes de grande porte. O projeto adota soluções construtivas simples, como as portas de acesso dos pilotos — similares às do Cessna Caravan — que contribuem para a redução do peso estrutural e mantêm o conceito de manutenção simplificada e operação eficiente.
Com velocidade de cruzeiro de até 200 nós (370 km/h) e alcance máximo de 900 milhas náuticas (1.700 km), o SkyCourier incorpora soluções projetadas para otimizar a eficiência operacional, como o sistema de abastecimento por ponto único com pressão, que reduz o tempo em solo entre voos. A adoção dos motores Pratt & Whitney Canada PT6A-65 e de trem de pouso fixo visa explorar a reconhecida confiabilidade da família PT6, além de manter baixo custo de manutenção. Outro diferencial do projeto está na possibilidade de conversão rápida da versão de passageiros para carga, com um sistema de engate que permite a remoção dos assentos e divisórias internas por duas pessoas em aproximadamente uma hora. A cabine, não pressurizada, tem 1,78 metro de altura e largura, favorecendo a mobilidade interna e a versatilidade operacional.
O SkyCourier pode operar com poucas restrições em ambientes de clima severo, como regiões com neve ou temperaturas negativas, graças a recursos como para-brisa aquecido, radar meteorológico e sistemas opcionais de degelo nas asas e hélices.
Seguindo a lógica de confiabilidade adotada na seleção dos motores, os aviônicos Garmin G1000 NXi foram integrados ao SkyCourier por serem amplamente difundidos entre pilotos da aviação geral, oferecendo recursos avançados e possibilidade de atualizações constantes. O cockpit segue o padrão de aeronaves utilitárias, com ergonomia que posiciona os comandos ao alcance visual e tátil dos pilotos, além de dispor de montagem que facilita o acesso para as equipes de manutenção.
Os testes iniciais em túnel de vento ocorreram em março de 2018, e o primeiro voo foi realizado em 17 de maio de 2020, durante a pandemia de covid-19. No total, seis aeronaves foram empregadas no processo de certificação, incluindo protótipos para ensaios em voo e em solo. A FedEx Express foi o cliente lançador, com um pedido inicial de 50 unidades cargueiras e opção de aquisição de outras 50.
Após mais de 2.100 horas de ensaios em voo, o SkyCourier foi certificado pela FAA em 11 de março de 2022. A primeira entrega à FedEx Express ocorreu em maio do mesmo ano, sendo a aeronave operada pela Mountain Air Cargo, com início das operações em 3 de janeiro de 2023. A versão para passageiros teve sua primeira unidade entregue em abril de 2023 à Western Aircraft, para operação no Havaí pela Lāna’i Air. O modelo também obteve certificações adicionais no Brasil, pela ANAC, em agosto de 2023, e passou a ser operado pela amazonense Cleiton Táxi Aéreo, em 2025.
Em meados de 2021, a fabricante brasileira Desaer anunciou planos para desenvolver uma aeronave de transporte leve, designada ATL-100. O projeto previa características semelhantes às do Cessna SkyCourier, com capacidade para até 19 passageiros e uma versão cargueira apta a transportar até três contêineres padrão LD3.
No entanto, o programa permanece em fase de estudos, sem definição do grupo motopropulsor, desempenho estimado, peso máximo de decolagem, nem dos sistemas e aviônicos que serão integrados. Paralelamente, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou estudos para possível aquisição do Cessna SkyCourier como substituto do Embraer Bandeirante.
Atualmente, o processo encontra-se na etapa de RFI (Request for Information), na qual os fabricantes são convidados a apresentar dados e especificações preliminares de suas aeronaves.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/08/2025, às 12h00