Exército Brasileiro comemorou os 375 de sua criação e cerimônia realizada em Brasília foi marcada por desfile terrestre e aéreo
O Exército Brasileiro celebrou na manhã desta quarta-feira (19), o Dia do Exército, quando comemorou 375 de sua criação. A cerimônia ocorreu em frente ao QG em Brasília e foi aberta a convidados e autoridades.
O evento foi marcado pela presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro da Defesa, José Múcio Monterio e pelo comandante do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro, além de membros do alto comando da Aeronáutica e Marinha, assim como demais autoridades civis.
A solenidade teve como destaque o discuso do general Paiva que relembrou a Primeira Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, marcada pela luta, incluindo negros e índios, para expulsar os invasores holandeses de Recife, no atual estado de Permambuco.
"O Exército imortal de Caxias, instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia", disse o comandante.
Antes dos desfiles em solo e no ar, houve a entrega da Ordem do Mérito Militar e a Medalha do Exército, oferecida aos civis e militares que prestam serviços notáveis ao Brasil.
A cerimônia encerrou com um desfile terrestre e aéreo, que incluiu a apresentação de tropas de diversos regimentos EB, que mobilizou veículos blindados como o Guarani e o Astros. Já o desfile aéreo teve a presença do Batalhão de Aviação do Exército (BAEx), composta por helicópteros HA-1 Esquilo, HM-1 Pantera e HM-3 Cougar. Foram realizadas duas passagens sobre o Quarteal-General, sendo a última em formação.
O BAEX é composto por quatro unidades situadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Amazonas.
Por André Magalhães
Publicado em 19/04/2023, às 18h25
+lidas