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Capilaridade regional e internacional

Latam projeta crescimento de 25% no Brasil

Com novos destinos regionais e internacionais, Latam quer transportar 40 milhões de passageiros em 2023


Boeing 777-300ER será utilizados nos novos voos para Los Angeles - Guilherme Amancio
Boeing 777-300ER será utilizados nos novos voos para Los Angeles - Guilherme Amancio

A Latam planeja transportar 40 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais no Brasil em 2023, uma alta de 25% frente 32 milhões transportados no ano passado. A oferta de assentos da companhia no país está proxima dos níveis de 2019.

Com a crescente procura por viagens aéreas, além dos ajustes na capacidade, o crescimento da companhia será consolidado através da abertura de novos destinos regionais e internacionais, aumentando assim sua capilaridade.

Em março, a Latam iniciou suas operações em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e a partir do dia 9 de maio passa a atender treze novos destinos por meio da parceria com a Voepass. 

Com o acordo comercial de compartilhamento de voos, conhecido como codeshare, a Latam passa a atender novos mercados em aeroportos sem a estrutura necessária para atender as aeronaves da frota atual da companhia. Incluindo as novas bases atendidas pela Voepass, a malha da companhia passa a contar 67 destinos no país.

Além dos novos serviços, a empresa incrementou suas operações em outros doze aeroportos domésticos, incluindo Joinville, Petrolina, Chapecó, Uberlândia, Palmas, Maringá, Aracaju, Vitória, São Luís, Florianópolis e Santos Dumont e Galeão no Rio de Janeiro. Juntos, esses destinos serão responsáveis pelo transporte de 11,6 milhões de passageiros em cerca de 90 mil voos.

Já no segmento internacional, a divisão brasileira do grupo Latam vai retomar a ligação direta para Joanesburgo e vai inaugurar em parceria com a Delta Air Lines sua rota para Los Angeles, seu quinto destino nos Estados Unidos. Ambos os voos serão iniciados no segundo semestre deste ano.

Em março, o grupo Latam começou a operar voos diários entre Brasília e Lima, e também entre Porto Alegre e Santiago do Chile, fortalecendo sua conectividade na América do Sul. A rota entre as capitais sul-americanas conecta dois importantes centros de conexão da empresa.

Segundo maior centro de conexões (hub) da companhia no país, o aeroporto internacional de Brasília, conta atualmente com voos diretos para trinta e seis destinos domésticos, e passa a  ter uma ligação direta com a capital peruana, onde os passageiros poderão se conectar para vários destinos na América do Sul e Estados Unidos.

Segundo estimativa da Latam, Buenos Aires, Lima, Santiago, Montevidéu, Joanesburgo e Los Angeles juntas, serão responsáveis pelo transporte de cerca de 2,6 milhões de passageiros em 16 mil voos de e para o Brasil.

Após sair do processo de recuperação judicial em novembro do ano passado, o grupo Latam registrou lucro liquído de US$ 2,5 bilhões no quarto trimestre de 2022. A transportadora com sede em Santiago do Chile espera encerrar o ano com 323 aeronaves, sendo que 20 delas serão dedicadas ao transporte de cargas.

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Por Wesley Lichmann
Publicado em 19/04/2023, às 11h04


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