Aviação Executiva

CENIPA divulga dados da investigação do PR-AFA

Ações iniciais envolvem análise de dados e entrevistas com familiares e testemunhas


O CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) em nota divulgou que já realizou a análise inicial dos motores e coleta de informações e documentos junto às empresas que fizeram a manutenção da aeronave Cessna Citation XLS+, matrícula PR-AFA. Também estão sendo entrevistados familiares e testemunhas do acidente.

O CENIPA ressalta que não trabalha com causa de acidente, mas com fatores contribuintes. De acordo com os investigadores, causa se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação do CENIPA não elege um fator como o principal. Desta forma, qualquer análise de fatores isolados pode ocasionar conclusões precipitadas ou equivocadas.

O resultado da investigação compõe o Relatório Final, que é elaborado com base em informações factuais e nas análises de todos os fatores que contribuíram para o acidente de maneira integrada.

O Relatório Final busca reproduzir a dinâmica da ocorrência aeronáutica e emite as recomendações de segurança de voo para evitar que acidentes semelhantes se repitam. Não há prazo determinado para sua conclusão.

Da redação

Publicado em 21 de Agosto de 2014 às 16:06


Notícias