Escreva para cartas@aeromagazine.com.br
ÓVNIS E AVIAÇÃO
Foi com agradável surpresa que descobri a edição 212 de Aero Magazine tratando do assunto dos objetos voadores não identificados. O artigo é primoroso, destacando casos realmente contundentes acerca da presença desses misteriosos intrusos em nosso espaço aéreo. O relato do controlador, que abre o artigo, é extraordinário e merecia ser explorado em maiores detalhes. Mencionar a história pregressa da Ufologia, com os foo fighters da Segunda Guerra Mundial e a teoria dos deuses-astronautas, enriqueceu ainda mais o texto. Faria apenas um único reparo no trecho em que narram a perseguição de óvni por um F-5E até 200 milhas sobre o Atlântico, nos históricos 19 e 20 de maio de 1986. O piloto na ocasião era o tenente Cleber Caldas Marinho. Existem documentos relativos a esse impressionante caso, que ficou conhecido como "A Noite Oficial dos UFOs no Brasil". E para terminar com chave de ouro, não se poderia falar em nome mais significativo que o do saudoso Carl Sagan, e sua obra-prima, Cosmos. Gostaria de pedir que transmitissem ao articulista Robert Zwerdling os maiores parabéns, meus e de toda a Equipe UFO.
Renato A. Azevedo
Consultor da revista UFO,
a mais antiga publicação do gênero no mundo
NOVO JUMBO
Gostaria de parabenizar toda a equipe Aero Magazine pelo excelente trabalho que tem sido apresentado nas edições desta respeitada publicação de nossa querida aviação. A matéria de capa de janeiro (Novo Jumbo - Os desafios da Boeing para impulsionar as vendas do 747-8) foi excelente. Apenas ficou faltando o desenho em três vistas da aeronave e uma ficha técnica melhor elaborada, senão mais detalhada. Tenho notado que, há bastante tempo, não existe mais a página "Glossário". Sugiro o retorno da mesma para que facilite o entendimento de muitos leitores.
Marcos José da Silva
Piloto Privado de avião e Fiscal de
Operações Aeroportuárias
EXPERIMENTAL X HOMOLGADO
Sou médico, tenho licença de PPA, pratico por hobby a aviação civil. Tenho curiosidade de saber quais testes, em solo e em voo, diferenciam um avião homologado de um experimental. Quais as seguranças adicionais que um tem em relação ao outro? Gostaria de uma matéria que explicasse passo a passo a certificação de uma aeronave homologada e os procedimentos para uma experimental.
Rodrigo Miziara Yunes
Prezado Rodrigo,
Obrigado por sua sugestão.
MAIS UFO
Parabéns pela matéria "Objetos não identificados" (AERO 212). O ex-cientista da NASA Dr. Richard F. Haines entrevistou centenas de pilotos que viram óvnis e discos voadores e publicou Aviation Safety In America - A Previously Neglected Factor, disponível para impressão gratuita em www.narcap.org/reports/narcap.TR1.AvSafety.pdf .
Mário Rangel,
piloto civil e adepto da ufologia
VIA FACEBOOK |
Leandro Cézar Parabéns! Excelente revista, sem dividas a melhor da América Latina. |
Bruno Marques Estou lendo a revista agora, cada vez mais interessante. Parabéns! |
Dalton Oliveira Costa Maravilha de nave (sobre a entrega do 300º Phenom, versão 300). |
Marcos José da Silva Excelente a crônica apresentada na última edição da revista (AERO 212). Mereceria até uma continuação, com um relato do voo e a descrição do "herói" sendo ovacionado pela multidão após abandonar o cockpit do Harpoon. |
FERNANDO DE NORONHA
Na matéria sobre o aeródromo de Fernando de Noronha ("Acesso ao paraíso", AERO 212), consta que a pista do mesmo "está a 300 metros de altura". Na realidade, a elevação de SBFN é de 193 pés, ou seja, 58 metros.
Comandante Carneiro Jr.
Divisão de Operações Aéreas
Polícia Rodoviária Federal
Queria saber se AERO continuará publicando os magistrais artigos assinados por Décio Corrêa, Respício do Espírito Santo Jr., Jorge Barros e outros? Senti falta de alguns deles em AERO 212.
Oniro Augusto Monaco
Caro Monaco,
Eles continuarão, sim, assinando artigos
para AERO, agora com mais espaço
para escrever.
Redação
Publicado em 21/03/2012, às 13h37 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
+lidas