Segunda tentativa será realizada ainda esta semana
A primeira tentativa de acoplar o foguete Dragon da Space X para reabastecer a Estação Espacial Internacional (ISS) foi cancelada por uma possível anomalia do sistema de navegação GPS do artefato.
O comentarista do controle de missão da NASA no Centro Espacial de Houston, Rob Navis, anunciou: “O Space X Dragon, nave de carga comercial, abortou o acoplamento. Não haverá, tampouco captura por membros a bordo da Estação Espacial”.
“Todas as manobras, todos os comandos para os motores do Dragon, funcionaram perfeitamente desde o momento do lançamento do Centro Espacial Kennedy no domingo de manhã. O mesmo pode ser dito para os empuxos adicionais de aproximação a ISS”. O Dragon se encontrava a cerca de 11 km abaixo da Estação Espacial quando foi comandado o cancelamento temporário da manobra.
Na quarta-feira de manhã, uma nave não-tripulada Progress 66 da Rússia, lançada do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, estava orbitando o planeta na rota para a Estação Espacial Internacional. O veículo vai entregar quase 3 ton de alimentos para a tripulação da Expedição 50.
Ernesto Klotzel
Publicado em 23/02/2017, às 15h30 - Atualizado às 16h54
+lidas