Caças da Otan estão no leste europeu, incluindo os italianos Eurofighter que chegaram à Polônia para defesa aérea do Mar Báltico
Os caças Eurofighters da Itália estão realizando patrulhamento aéreo sobre o Mar Báltico, voando a partir da Polônia. Os quatro aviões de combate italianos chegaram à base Malbork, no último dia 28 dentro do programa de patrulhamento da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Efetivamente, a operação começou no dia 30 de julho, quando os caças passaram a cumprir a missão da Otan de projeger a aérea dos países membros na região do báltico.
"Não há nada mais importante nesta parte do mundo, neste momento, do que o que todos estamos fazendo aqui todos os dias para manter e proteger os países da Otan livres e em paz", publicou a organização em nota.
A presença dos Eurofigther Typhoon aumenta apresença de caças em toda a região do leste europeu. Outras aeronaves de membros da Otan estão espalhados pela Lituânia e Estônia. Além do suporte da Itália, os caças poloneses F-16 e MiG-29, basedos em Malbork, também irão cumprir o policiamento aéreo.
A ampliação da movimentação foi provocada pela invasão russa à Ucrânia, em fevereiro, despertando o temor de uma expansão dos territórios da Rússia na região. Desde então forças aéreas, terrestres e navais da Otan foram deslocadas para territórios próximo ao ucraniano.
Por André Magalhães
Publicado em 03/08/2022, às 09h00
+lidas