AERO Magazine
Busca

Nova tecnologia

Caças F-15EX dos EUA terão capacidade aumentada

Novo equipamento de guerra eletrônica aumentará as capacidades dos modernos caças F-15EX dos EUA


Nova versão F-15EX irá atuar junto com caças de quinta geração - Boeing
Nova versão F-15EX irá atuar junto com caças de quinta geração - Boeing

Os futuros caças F-14EX dos Estados Unidos deverão contar com um novo sistema de proteção aprimorado. 

A inglesa BAe Systems recebeu um contarto para fornecer aos caças um novo sistema  de sobrevivência de alerta ativo/passivo (EPAWSS, na sigla em inglês) com custo inicial de US$ 351 milhões (R$ 1,8 bilhão).

O equipamento irá proporcionar mais versatilidade aos caças norte-americanos e poderão se um diferencial na árena de combate. O sistema ainda será instalado nos atuais F-15E Strike Eagle.

"O EPAWSS é equipado com contramedidas eletrônicas avançadas de radiofrequência (RF) (ECM), permitindo uma penetração mais profunda contra sistemas de defesa aérea integrados modernos e fornecendo recursos de resposta rápida projetados para proteger a tripulação", disse a BAe Systems.

O equipamento também pode detectar, identificar e responder prontamente ameaças em potencial. Ainda é possível fazer uma cobertura de 360º aliado a capacidade de varredura de alta velocidade para detectar todas as classes de ameaças.

Saiba Mais...

O F-15EX é a versão mais moderna da consagrada família de caça F-15. O avião, entre as atualizações, ganhou um radar de varredura eletrônica AESA AN/APG-82(V)1 de última geração e que permite maior capacidade, terá integração para disparar armas hipersônicas, além de novos sensores e softwares que garantem o melhor desempenho em missões em ambientes de guerra eletrônica, entre outras atualizações.

No entanto, a Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf) prevê uma redução no número de unidades, passando de 144 para 80 aviões. Isto é devido aos cortes no orçamento em várias áreas, o que deverá impactar no projeto. Além disso, os cortes podem incluir até aposentadoria de aeronaves da família F-15.

Todavia, a redução pode beneficiar o furtivo Lockheed Martin F-35, já que mais unidades do caça de quinta geração poderá ser adquirida, destacando os da versão Block 4, a mais avançada da aeronave.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 12/09/2022, às 09h20


Mais Notícias