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Lendário e eficiente

Há 50 anos, o icônico caça F-15 Eagle ganhava os céus

50 anos após o primeiro voo do F-15, o caça ainda é destaque com a moderna versão Eagle EX


F-15 foi desenvolvido para fazer frente aos avançados caças soviéticos da época - USAF
F-15 foi desenvolvido para fazer frente aos avançados caças soviéticos da época - USAF

Há 50 anos, em 27 de julho de 1972, na Base Aérea de Edwards, no Estado norte-americano da Califórnia, o primeiro exemplar do McDonnell Douglas F-15A Eagle (hoje Boeing) alçava voo para se tornar um dos caças mais famosos e eficientes do mundo.

Quando F-15 o idealizado, o mundo vivia os tempos da Guerra Fria (1947-1991). Tanto os Estados Unidos quanto a extinta União Soviética estavam em meio à corrida armamentista e isto não foi diferente na avição militar.

O mais novo caça da força aérea norte-americana tinha que ser rápido, ter uma alta potência, manobrabilidade e cumprir missões de superioridade aérea como, por exemplo, interceptações.

De 1972 a 2022, várias versões do Eagle foram feitas, entre elas o F-15B (biposto) e o C/D foram incorporados em 1979 e já apresentavam algumas melhorias. Já nos anos 1980 e 1990, mais atualizações foram feitas e a versão F-15E foi introduzida. Avançados mísseis AIM-7, AIM-9 e AIM-120A e um sistema de guerra eletrônica tática já estavam no caça.

O F-15 tem a fama de nunca ter sido abatido em um Dogfight, ou seja, um combate aéreo diretamente com outro avião.

No quesito exportação, poucos países tiveram acesso ao Eagle. Na lista, apenas os principais aliados norte-americanos, como Arábia Saudita, Coreia do Sul, Cingapura, Catar, Israel e Japão. Estes dois últimos puderam ter caças específicos para suas necessidades: O F-15I e F-15J, respectivamente.

Futuro Eagle:

Hoje, 50 anos após o voo do F-15A, a versão mais recente do lendário caça norte-americano, o F-15EX, marca mais uma etapa de vida deste avião de suma importânica para a aviação militar dos EUA.

O moderno modelo dispõe de um radar de varredura eletrônica AESA AN/APG-82(V)1 ou mesmo a capacidade do transporte de armas hipersônicas, além de sensores e de um software que garantirão o melhor desempenho em missões de guerra eletrônica, entre outras atualizações.

F-15EX
Primeiro voo do F-15EX foi em fevereiro de 2021 - USAF

A Usaf planejava ter uma frota de 114 unidades, mas o novo planejamento orçamentário prevê um corte de aeronaves. Com confirmação da redução, é esperado que sejam entregues 80 unidades do Eagle EX.

Com a chegada dos F-15EX, a Força Aérea norte-americana poderá aposentar seus antigos F-15C/D Eagle, que estão na ativa há mais de 30 anos.

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Por André Magalhães
Publicado em 28/07/2022, às 09h05


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