AERO Magazine
Busca

Tensão no Pacífico

Caças F-15C dos EUA voam próximos a Taiwan em meio à crise com a China

China enviou navios e aeronaves militares para perto de Taiwan alguns dias antes do voo dos F-15 norte-amaericanos


EUA mantém aeronaves militares no Japão como fator estratégico e geopolítico - USAF
EUA mantém aeronaves militares no Japão como fator estratégico e geopolítico - USAF

Os Estados Unidos voaram com caças F-15C Eagle, baseados na base aérea japonesa de Kadena, em regiões próximas a Taiwan. Ao menos um dos Eagles estava equipado com um AN/AAQ-33 SNIPER ATP (Advanced Targeting Pod).

A missão durou aproximadamente 7 horas e contou com a participação de um avião-tanque KC-135. O site The Aviationist informou que os aviões norte-americanos estavam cumprindo uma missão CAPs (Patrulha Aérea de Combate) próximo à ilha de Taiwan.

O fato curioso é que há poucos dias a China que estava perto de Taiwan com navios e aeronaves militares. Vale lembrar que a tensão entre os dois países é constante. O temor de uma invasão de Pequim à ilha é recorrente, visto que o governo taiwanês alega independência, mas o chinês considera Taiwan um de seus territórios.

A China realiza várias missões com ar provocativo e envia diversas aeronaves militares para locais bem perto do território taiwanês. Como resposta a força aérea do país aciona seus caças para proteger o espaço aéreo do país.

Temendo uma invasão em massa, o governo da presidente taiwanesa,Tsai Ing-wen, tem investido consideravelmente em defesa. Exemplo disso, está sendo a compra de caças norte-americanos F-16V Block 70/72 – a versão mais recente do avião dos EUA.

No ano passado, a força aérea de Taiwan inaugurou o primeiro esquadrão operacional com as novas aeronaves. Quando a frota de 141 estiver completa será o país com mais unidades do F-16V na Ásia. Entreanto, ainda existe uma grande diferença bélica. O poderio chinês é um dos maiores do mundo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 18/04/2022, às 14h10


Mais Notícias