AERO Magazine
Busca

Presença norte-americana

Caças F-15 dos Estados Unidos chegam ao báltico em meio à crise com a Rússia

Além das aeronaves norte-americanas, a Dinamarca também enviará aeronaves para a região


Caças F-15 Eagle são parte da espinha dorsal da força aérea dos EUA | Foto: Divulgação

Os Estados Unidos enviaram para a região do báltico seus caças F-15 Eagle. As aeronaves militares pousaram na base aérea de Amori, na Estônia, nesta quarta-feira (26), em meio as tensões cada vez maiores entre a Rússia e a Ucrânia.

Os aviões norte-americanos ficarão no país até a próxima semana, juntamente com caças F-16 da Bélgica, cumprindo missões de policiamento aéreo do Báltico: uma atividade exercida pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Contudo, não são apenas os Estados Unidos que estão em atividade naquela região, uma vez que a Dinamarca enviará nesta quinta-feira (27) caças F-16 para a base aérea de Siauliai, na Letônia. 

Os aviões dinamarqueses se juntarão aos poloneses para as devidas operações de policiamento aéreo.

A crise diplomática entre a Ucrânia, Rússia e Otan tem provocado atritos entre governantes de ambos os lados. Ainda é falado em uma invasão russa à Ucrânia.

Saiba Mais...

A Rússia nega qualquer intensão de invasão, mas mantém milhares de soldados, tanques e aviões na fronteira. Entretanto, Moscou alega que a presença militar tem por objetivo um grande exercício militar com a aliada Bielorrússia.

Porém, devido à crise, a Otan está mobilizando navios e aeronaves para o leste europeu em resposta ao cenário conturbado.

A Ucrânia está recebendo apoio de aeronaves C-17 Globemaster III da Royal Air Force, força aérea do Reino Unido, que pousaram no país carregados de armamentos na semana passada.

Além disso, é possível que os Estados Unidos possam enviar um efetivo de mil a 5 mil soldados para regiões do leste europeu e do báltico, contudo, nada foi comentado sobre o envio de militares diretamente para a Ucrânia, até pelo motivo de que o país ainda não é membro da Otan.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 26/01/2022, às 20h20


Mais Notícias