AERO Magazine
Busca

Autodiagnostico

Caças espanhóis terão Inteligência Artificial para controle de manutenção

Plataforma vai autodiagnosticar o status de cerca de vinte sistemas críticos do Eurofighter Typhoon


Eurofighter da Espanha

Atualização dos caças Eurofighter Typhoon deverá incluir sistema inteligente de manutenção | Foto: Ejército del Aire

Os caças Eurofighter espanhóis terão no futuro um sistema de manutenção preventiva baseado em técnicas de inteligência artificial (IA). A plataforma deverá permitir a capacidade do avião autodiagnosticar o status de cerca de vinte sistemas críticos, oferecendo melhor controle da vida útil de componentes e prevenindo eventuais falhas.

O sistema permitirá a detecção precoce de eventuais falhas em diferentes elementos críticos e verificará se a aeronave está em perfeitas condições antes de cada decolagem. Segundo a força aérea espanhola a manutenção baseada em inteligência artificial não apenas aumenta a segurança, mas também economiza custos e prolonga a vida útil dos caças, garantindo a máxima disponibilidade da frota.

O objetivo do projeto é reforçar a segurança e ampliar a disponibilidade de voo de uma das aeronaves de combate mais sofisticadas do mundo.

O projeto será realizado pela Indra e será financiado pela Direção Geral de Armamento e Material, sob proposta da força aérea da Espanha.

A Indra está fazendo progressos na digitalização dos principais sistemas de defesa para o futuro, oferecendo uma nuvem de dados de combate, hiperconectividade, realidade virtual e própria inteligência artificial. 

A empresa testará esta solução no âmbito de sustentação 4.0, que serve como uma área de testes para a introdução de tecnologias de ponta antes de levá-las a áreas críticas de operação.

Em nota a Indra afirma que o sistema analisará os enormes volumes de dados coletados pelos sistemas do Eurofighter e os processará para procurar qualquer comportamento considerado anormal. Além disso, será capaz de registrar as condições ambientais exatas nas quais a anomalia ocorreu e classificará os dados para treinar o sistema, aumentando sua precisão progressivamente. Existe até mesmo a possibilidade de instalar sensores adicionais na aeronave para melhorar as capacidades do sistema.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/01/2022, às 14h00 - Atualizado às 14h20


Mais Notícias