Treinamento ocorre durante tensões devido aos testes com mísseis da Coreia do Norte
Os caças F-22 Raptor e os bombardeiros B-52H dos Estados Unidos realizaram um treinamento em conjunto com os F-35A Lightning II e F-15K Slam Eagle da Coreia do Sul. A manobra ocorreu ontem (20) a sudoeste da Ilha de Jeju, no Estreito da Coreia.
Os F-22 partiram da base aérea de Kadena, no Japão, onde estão baseados temporariamente. Já os bombardeiros B-52H tiveram como ponto de partida a base de Barksdale, no estado norte-americano da Louisiana.
A manobra permitiu integrar caças de alta tecnologia, em especial furtiva, em doutrinas comuns aos pilotos sul-corenos e norte-americanos, ampliando a capacidade de emprego dos vetores de quinta geração, F-22 e F-35A.
Em um comunicado a defesa sul-coreana informou que os caças norte-americanos ficarão estacionados na base aérea de Kunsan, no aeroporto de Gunsan, às margens do Mar Amarelo, onde irão conduzir mais voos com seus F-35.
A manobra ocorre ao mesmo tempo em que a vizinha Coreia do Norte realiza testes do mísseis com capacidade de ataque nuclear.
"A República da Coreia e os EUA continuarão a fortalecer as capacidades e postura da aliança, incluindo dissuasão estendida, para solidificar ainda mais a postura de defesa combinada da aliança ROK-EUA contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte", publicou a defesa da Coreia do Sul.
Por André Magalhães
Publicado em 21/12/2022, às 09h35
+lidas