Treinamento no Rio Grande do Sul envolveu caças F-5M, A-1M e o avião-tanque KC-390 que realizaram manobras de reabastecimento em voo
A Força Aérea Brasileira realizou na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul um complexo exercício de reabastecimento aéreo com o KC-390 Millenniu que atuou em conjunto com os caças F-5 e A-1.
O exercício REVO-CAÇA 2023 ocorreu entre os dias 03 e 14 de abril, envolvendo os esquadrões de caça 1º/14º GAV – Esquadrão Pampa e 1º GAVCA, ambos com caças F-5M; o 1º/10º GAV – Esquadrão Poker e o 3º/10º GAV – Esquadrão Centauro, que voam com o A-1M AMX; e o 1º/1° GT – Esquadrão Gordo, que voa com o KC-390 Millinnum.
As operações ocorreram em coordenação com o controle de trafégo aéreo em uma área delimitada e restrita para os voos militares.
"Para haver o reabastecimento, é selecionada uma área reservada para a atividade e são acertados os procedimentos durante o voo, tanto em situações normais quanto em possíveis emergências", disse Macedo da Cruz, capitão e piloto do KC-390.
A manobra de reabastecimento requer grande grau de treinamento e disciplina para todos os envolvidos, principalmente dos pilotos de caça. O Brasil adotou historicamente o sistema probe-and-drogue, que equipa os KC-390. O sistema utiliza uma mangueira, com um cesto na ponta onde está a sonda de reabastecimento e o caça conta com um probe, no caso dos F-5 e A-1 é do tipo fixo, enquanto no F-39 Gripen é escamoteável.
Após a mangueira ser estendida pelo KC-390 o cesto com a sonda de reabastecimento é acoplada pelo caça, iniciando a transferência de combustível.
Por André Magalhães
Publicado em 20/04/2023, às 13h30
+lidas