AERO Magazine
Busca

Preocupação

Caças chineses avançam e preocupam os Estados Unidos

Número de J-15, J-20 e demais aeronaves avançam rapidamente e acendem alerta de rivais


Caça furtivo chinês J-20

Caça furtivo Chengdu J-20 pode levar mísseis PL-10 e PL-15 | Foto: Divulgação

Os Estados Unidos estão preocupados com o avanço considerável no desenvolvimento dos caças chineses Shenyang J-15 e Chengdu J-20. O Departamento de Defesa (DoD), em seu relatório anual enviado ao Congresso, informou que existe um número crescente na frota destes aviões.

Ainda foi informado que outras aeronaves, como o Shenyang J-16 e Chengdu J-10C, também estão operando usualmente junto aos modelos de alerta antecipado (AEW), Shaanxi KJ-500 AEW&C, em regiões do Oceano Pacífico. A força aérea da China (PLAAF, na sigla em inglês) tem avançado rapidamente no desenvolvimento e introdução de novos tipos de aviões.

“As aeronaves [AEW&C] amplificam a capacidade da PLAAF de detectar, rastrear e apontar ameaças em condições variadas, em volumes maiores e em distâncias maiores”, diz o DoD, em nota publicada pela Flight Global.

Essa preocupação norte-americana ganha mais força com as recentes tensões envolvendo a China e Taiwan, bem como a construção de um número cada vez maior de ilhas artificias por parte de Pequim, que vem causando bastante discussão na comunidade internacional.

“Os porta-aviões da RPC [marinha chinesa] e os porta-aviões de acompanhamento planejados, uma vez operacionais, estenderão a cobertura de defesa aérea além do alcance dos sistemas de mísseis costeiros e de bordo e permitirão operações de grupos de trabalho em alcances cada vez mais longos”, diz o relatório do DoD.

O Chengdu J-20 é um caça furtivo de 5º geração, fazendo frente ao russo SU-57 Felon, e principalmente aos norte-americanos F-22 Raptor e F-35 Lightning II. Já o J-15, é um caça naval baseado no russo SU-33. Outro destaque é o J-15D, uma recente versão lançada que tem como missão exclusiva a guerra eletrônica.

Caça chinês J-15

Caça naval chinês J-15, a aeronave é baseada no também naval SU-33, da Rússia | Foto: Divulgação

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 09/11/2021, às 12h25 - Atualizado às 14h23


Mais Notícias